UBI com seis investigadores no ranking Research.com

Os cientistas referidos estão nas tabelas dos melhores nas respetivas áreas.

Seis investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) fazem parte dos mais bem classificados a nível nacional, segundo o levantamento feito pelo Research.com. O “Best Scientists Ranking” elaborado por esta plataforma dirigida a profissionais da ciência e estudantes salienta elementos da UBI das áreas de economia e gestão, ciências sociais e humanas, eletrónica, ciência dos materiais e, ainda, biologia e química.

João Ferreira e Mário Raposo, respetivamente, 7.º e 8.º classificados, alcançam as posições mais altas, integrando o ranking “Business and Management”. São ambos docentes do Departamento de Gestão e Economia (DGE) e investigadores do NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais. Do mesmo Departamento e Unidade de Investigação, Arminda do Paço está na nona posição do ranking “Social Sciences and Humanities”.

António J. Marques Cardoso, docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica e investigador do CISE – Centro de Investigação em Sistemas Electromecratrónicos, surge em 13.º na lista de “Electronic and electrical Engine”.

Os membros do CICS – Centro de Investigação em Ciências da Saúde Ilídio J. Correia e João Queiroz ocupam, respetivamente, o 28.º lugar entre os listados em “Materials Science” e o 41.º em Biology and Biochemistry. Ilídio Correia é docente do Departamento de Ciências Médicas e João Queiroz do Departamento de Química.

A presença no Research.com, que elabora rankings internacionalmente, confirma o alcance do elevado impacto da produção científica da UBI. No total, estes seis investigadores contribuíram para 1.430 artigos e contabilizam cerca de 48 mil citações.

A plataforma que apresenta os dados tem como missão contribuir para o progresso da investigação através da informação de eventos científicos e publicações de interesse para as suas áreas. Os rankings dos mais prestigiados cientistas mundiais são feitos a partir de dados bibliométricos de várias fontes, referentes a artigos publicados e número de citações.