UBI e Museu Arqueológico do Fundão criam jogo de Gestão do Património

O projeto incluiu a participação de entidades europeias e resultou num jogo que será utilizado no Ensino Superior em futuras práticas de gestão patrimonial.

A Universidade da Beira Interior (UBI) e o Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, do Fundão, desenvolveram, em conjunto com o Instituto Politécnico de Lublin (Polónia), o Instituto Politécnico de Milão (Itália), o Museu de Terras de Fronteira (Lubaczów, Polónia) e o Museu Casa de Dante (Florença, Itália) um projeto europeu na área da gamificação, associada à gestão, defesa e preservação do património arquitetónico.

Deste projeto pioneiro em gamificação resultou um jogo que será um instrumento pedagógico utilizado no ensino superior em futuras práticas de gestão patrimonial.

A apresentação final do projeto decorreu esta semana (dias 13 e 14 de dezembro) em Mântua (Itália), estando já a ser testado em contexto educativo real.

Para Boguslaw Szmygin, antigo presidente do ICOM Polónia e reitor da Faculdade de Engenharia Civil do Politécnico de Lublin, “o projeto EDUGAME foi uma experiência de grande importância, na medida em que conseguiu unificar tendências europeias distintas nos domínios da preservação do património construído. É uma permuta de saberes a continuar e este aparente contraste entre legislações e práticas profissionais nos três países envolvidos diluiu-se, afirmando a defesa do património como um valor de reforço da unidade europeia”.

O cenário escolhido em Portugal é um edificado quinhentista, localizado na Rua da Cale, eixo da identidade histórica da zona antiga do Fundão.

O jogo, direcionado para alunos de arquitetura, engenharia e gestão do património, propõe o confronto com as múltiplas situações e atores que formam a intrincada cadeia operativa de qualquer processo de reconstrução de um bem patrimonial, como a Direção Geral do Património Cultural ou Departamentos de Obras, Planeamento e de Património Cultural municipais.

Para o diretor do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, “o EDUGAME reforça as dinâmicas de trabalho científico entre o Município do Fundão e a UBI, ao mesmo tempo que se internacionalizam os territórios de investigação”.

Pedro Salvado acrescenta que a ligação com a Polónia “terá continuidade nos domínios da arqueologia e dos estudos etnográficos comparativos com a equipa o Museu de Terras de Fronteira de Lubaczów, concluindo: “O jogo da gestão do património ajudar-nos-á, pelo menos, a agilizar os processos de gestão patrimonial e, acima de tudo, a conhecer e a cumprir as leis nacionais de defesa do património”.