UBI e UNITA promovem evento que valoriza a alternativa de alimentação de origem vegetal

“Alimentação sustentável de origem vegetal” foi o tema do workshop promovido e organizado pela UBI na última quarta-feira, e é um projeto de sustentabilidade da aliança de universidades europeias UNITA.

O evento realizou-se ao ar livre no edifício Melo e Castro, com entrada livre e inscrições limitadas a 40 vagas que foram praticamente preenchidas. O workshop esteve a cargo de Shilla Serrano, de nacionalidade filipina, proprietária do café Ananda Café localizado no Fundão. Tinha como principal propósito sensibilizar para a importância de uma alimentação equilibrada e ambientalmente saudável assim como promover a partilha de culturas e saberes. Deu ainda a conhecer diversos produtos que podem substituir a alimentação de origem animal.

Ao entrar no edifício, a organização do evento disponibilizou um kit com um prato, talheres e um copo. À medida que Shilla atualizava os participantes a cada passo da sua receita, Jishnu Verdier, seu filho, distribuía as entradas, posteriormente o prato principal e por fim a sobremesa.

“Para mim o mais importante é se os participantes gostaram e se aprenderam. Gosto de ter uma abordagem mais sincera, mais honesta. Neste sentido só me importa se as pessoas tiraram alguma coisa deste workshop”, explicou Shilla Serrano.

Patrícia Inácio, pertencente à Vice-reitoria para o Património, Infraestruturas e Sustentabilidade, organizou o workshop juntamente com Rosário Calado, docente do departamento de engenharia eletromecânica da UBI.

“Tentámos tornar este evento engraçado e apelativo para as pessoas, para já com o objetivo de futuramente, caso haja uma sugestão nas cantinas de um dia ‘verde’ de alimentação, que este seja mais bem recebido. Achamos também interessante aproveitar este espaço que é simbólico também, e dar a conhecer às pessoas este bocadinho de céu escondido”, explica Patrícia Inácio.

“O nosso objetivo e a nossa linha de trabalho é fazer uma transição verde na comunidade académica, também desenvolvendo os outros parceiros da aliança UNITA e temos várias linhas de intervenção sendo uma delas a promoção de hábitos que sejam ambientalmente sustentáveis”, acrescenta Rosário Calado

Uma dessas várias linhas de intervenção refere-se à importância da poupança de energia, e nesse aspeto a UBI já realizou uma iniciativa em fevereiro deste ano: “A nível da mobilidade verde, tivemos também o evento do “M’illumino di Meno”  para chamar a atenção para a importância da poupança de energia quando desligámos a iluminação pública dos edifícios da universidade durante uma noite”, recorda Rosário Calado.

Para além de ser um workshop aberto à curiosidade de qualquer pessoa, com o intuito de normalizar esta alternativa, três cozinheiros das três cozinhas que funcionam na ubi também estiveram dispostos a aprender para ficarem mais cientes de como podem usar os alimentos e tornar cada vez mais importante a alimentação nas cantinas.

Paula Soares, uma das participantes, diz que este tipo de iniciativas é importante para os dias de hoje e também para os jovens: “Devem prevalecer cada vez mais para dar a conhecer outras alternativas, sabermos recorrer a outro tipo de alimentos e não só àquilo a que estamos habituados. Os miúdos vão deixar a casa dos pais e vão passar a ser eles a cozinhar, eu acho que é muito importante nesta faixa etária recorrer a este tipo de atividades”, defendeu.

Na mesma linha está Vitor Soares: “Para os jovens também é importante, porque não podem viver só de fast food, também há outras coisas.”

O importante a reter desta iniciativa é valorizar “o que nos é diferente” e “dar oportunidade a receitas novas assim como a produtos multiculturais”.