UBI em projeto para a modernização tecnológica da indústria agroalimentar e dos plásticos

O ROBOTA-SUDOE foca-se na robótica, automação e digitalização para promover a competitividade e crescimento das PME. Vai dar origem a um living lab que ficará instalado na UBI.

O projeto ROBOTA-SUDOE – Robótica, Automação e Digitalização como Motores de Competitividade e Crescimento das PME, que tem a participação da Universidade da Beira Interior (UBI), foi aprovado na 1.ª convocatória SUDOE 2021-2027, tendo obtido um financiamento total de cerca de dois milhões de euros. O trabalho abrange a modernização tecnológica dos sectores económicos do espaço SUDOE, em particular da indústria agroalimentar e dos plásticos, contribuindo para a transferência de conhecimento e inovação para os territórios menos desenvolvidos e para os sectores tradicionais e artesanais, em que a automação é mais dificilmente aplicada.

Na UBI, o projeto é liderado por Pedro Dinis Gaspar, docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, que considera ser “muito relevante o financiamento obtido para a criação de uma rede entre entidades do Sistema Científico e Tecnológico (SCT), focada na partilha de conhecimento e na transferência de tecnologia para as PME”.  No Contexto do ROBOTA-SUDOE pretende-se criar novas técnicas de controlo de robôs colaborativos, aplicar abordagens inovadoras e diferenciadoras de manipulação de objetos através das garras flexíveis e novas soluções tecnológicas para apoiar os trabalhadores em tarefas repetitivas e exaustivas.

A implementação destas técnicas será realizada em ambientes de produção reais, como o corte de carne, a montagem de bonecos e o manuseamento e embalamento de produtos frutícolas, perspetivando-se que este último tenha um impacto significativo no sector agrícola da região.

Além destas atividades será instalado um Living Lab na UBI, destinado à demonstração das soluções desenvolvidas no cerne do consórcio e à sua promoção junto dos demais sectores e PME presentes nos territórios. Este Living Lab será relevante como mostra da investigação e tecnologia desenvolvida na UBI, para instituições de ensino – de qualquer que seja o nível de educação –, e empresas dos sectores alvo do projeto e à comunidade.

O consórcio do projeto ROBOTA-SUDOE é constituído pelo CENTIMFE (líder), UBI, CerFundão, Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Asociación de Investigación de la Industria del Juguete, Conexas y Afines (Espanha), Industria Auxiliar Juema SL (Espanha), Fundación Centro Tecnolóxico da Carne (Espanha), SIGMA Clermont da Universidade Clermont Auvergne (França) e CIMES Auvergne-Rhône-Alpes (França).

Dos 34 projetos aprovados, de 71 submetidos, o ROBOTA-SUDOE foi o 1.º classificado na “Prioridade 2 – Objetivo específico 1.1: Desenvolver e reforçar as capacidades de investigação e inovação e a adoção de tecnologias avançadas”.