UBI integra projeto europeu Wise Up 2 Succeed

A equipa da UBI é constituída por quatro investigadores da unidade de investigação NECE.

O projeto Wise Up 2 Succeed: Learning Spaces for Sustainable and Responsible Decision-Making iniciou os trabalhos a 10 de outubro, data da reunião de lançamento, realizada online, entre as instituições participantes. A Universidade de Economia e Negócios de Viena (Áustria) é a líder, contando com a parceria da Universidade da Beira Interior (UBI) e da Universidade de Reiquiavique (Islândia).

Financiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+ (KA220-VET – Parcerias de cooperação no ensino e formação profissional), o projeto tem como missão abordar dois importantes desafios europeus: reacender a “chama” do empreendedorismo face às alterações demográficas e ao declínio na sucessão de empresas e cultivar a sabedoria prática e a responsabilidade dos futuros empreendedores.

A equipa da UBI é constituída por investigadores do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE), sendo liderada por Raysa Rocha e Paulo Pinheiro, contando, igualmente, com a participação de João Leitão e Ricardo Gouveia Rodrigues.

O Wise Up 2 Succeed tem a duração de um ano e um orçamento de 120 mil euros para implementar um currículo de c-VET sobre a tomada de decisões responsáveis e sustentáveis, adaptado aos sucessores empresariais das Pequenas e Médias Empresas. O seu programa de formação centra-se no saber-fazer na tomada de decisões e promove o pensamento estratégico e a visão empresarial, utilizando a aprendizagem combinada, e inclui a aprendizagem individual online e a aprendizagem entre pares a nível local e internacional através de workshops. Além disso, o Wise Up Game incorpora a tomada de decisões sustentável e responsável na prática empresarial quotidiana.

Wise Up 2 Succeed