UBI lança e-book sobre ciência com trabalhos de alunos da região

O livro “Cientistas em Letras, Linhas e Cores” está disponível online e resulta do desafio lançado a 464 estudantes de 13 escolas, no Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência 2024.

A Universidade da Beira Interior (UBI) encerra as atividades de celebração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência 2024 com o lançamento do e-book intitulado “Cientistas em Letras, Linhas e Cores”, um registo expressivo e impactante dos trabalhos dos/as alunos/as dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos que participaram no concurso “Como eu ‘vejo’ as pessoas cientistas?”.

As escolas da região foram desafiadas a participar nesta atividade, organizada pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI, e que reuniu o  significativo número de 389 contribuições, entre desenhos e trabalhos escritos. Envolvendo 464 alunos de diferentes níveis de escolaridade, num total de 37 turmas, provenientes de 13 escolas da Covilhã e concelhos vizinhos, o concurso refletiu a diversidade, o talento e as diferentes perceções dos participantes.

O e-book tem prefácio da Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI, Sílvia Socorro, que destaca “a importância da celebração deste dia para valorizar e reconhecer o papel fundamental das mulheres e raparigas na ciência e tecnologia, e para promover o seu acesso e participação nestas áreas, de forma plena e igualitária. A comunicação de ciência e este tipo de atividades são instrumentos poderosíssimos também para promoção da inclusão e da diversidade”.

Entre os colaboradores no e-book está Mariana R. P. Alves, cofundadora e codiretora do projeto “Cartas com Ciência”, uma associação sem fins lucrativos que trabalha com comunidades de baixos rendimentos em países de língua portuguesa, de forma a combater as desigualdades sociais através da ciência, e que apresenta um ensaio inspirador intitulado “O que podem letras, linhas e cores?”, transmitindo uma mensagem de esperança e inclusão através da ciência.

O júri do concurso, composto por Sara Velez (presidente do Departamento de Artes da UBI), Joana Casteleiro (professora Auxiliar do Departamento de Artes da UBI) e Madalena Sena (colaboradora do Gabinete de Marketing, Imagem e Comunicação da UBI), também participou ativamente, oferecendo as suas contribuições inspiradas na temática.

Além do e-book, o programa “Mulheres Cientistas à Conversa”, que já soma cerca de 650 reproduções, continua disponível em vídeo no YouTube e em formato podcast no Spotify e Apple Podcasts, ampliando o alcance e impacto da iniciativa levada a cabo pela UBI no âmbito do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, que se celebra a 11 de fevereiro e representa um marco significativo no reconhecimento do papel fundamental das mulheres na ciência e na tecnologia, conforme estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015.

Nesta série de entrevistas, as professoras e investigadoras da UBI partilham as suas experiências pessoais e profissionais, destacando desafios e oferecendo conselhos preciosos às jovens aspirantes a cientistas.