UBI na liderança do Fórum de Instituições de Ensino Superior em alianças europeias

O Fórum vai coordenar as respostas conjuntas de academias nacionais do projeto Universidades Europeias. A Universidade do Minho e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave fazem parte da liderança tripartida deste grupo.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das três instituições escolhidas para liderar o recém-criado Fórum de Instituições de Ensino Superior (IES) que integram alianças do projeto Universidades Europeias.

A definição deste organismo foi o principal ponto da agenda da segunda reunião nacional de IES envolvidas nos consórcios financiados pela Comissão Europeia, que juntam universidades e institutos de diversos países da União, com o objetivo de trabalharem juntas nos níveis do ensino e investigação, entre outras.

O Fórum de IES irá promover respostas conjuntas aos diversos desafios nacionais que são colocados às academias que integram Alianças. Financiamento e mobilidade são dois aspetos sobre o quais se irá debruçar o Fórum, que terá ainda em conta a partilha de boas práticas.

Além da UBI, a liderança tripartida inclui a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

A segunda reunião de IES em Alianças teve lugar na Universidade do Minho a 23 de novembro, sucedendo ao primeiro encontro, que foi organizado pela UBI, em junho deste ano.

A UBI esteve representada pelo Vice-Reitor para a Internacionalização, José Páscoa, pela Pró-Reitora para Cooperação Internacional, Célia Nunes, e pelo coordenador do UNITA Office, Francisco do Adro. Participaram representantes de 16 universidades e institutos. A reunião contou ainda com a participação da presidente e da coordenadora da equipa Ensino Superior na Agência Nacional Erasmus+.

Na primeira reunião, na Reitoria da UBI, esteve o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira. Na ocasião, foram abordados temas como Financiamento das Universidades Europeias; o papel das entidades legais nas Alianças de Universidades Europeias; e estratégias de dinamização dos diferentes tipos de mobilidade.

As alianças das Universidades Europeias são uma iniciativa emblemática da estratégia europeia para as universidades, que a Comissão Europeia tem como ambição expandir, até meados de 2024, para 60 alianças, envolvendo mais de 500 instituições de ensino superior. A UBI é uma das fundadoras de um destes consórcios – UNITA – Universitas Montium – juntamente com academias de Espanha, França, Itália e Roménia.