UBI parceira de projeto de fortalecimento da Provedoria Universitária na América Latina

O Projeto BRAVIOO procura implementar ou modernizar gabinetes de provedoria universitária em quase uma dezena de universidades na Argentina, Bolívia, Chile e Honduras.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das parcerias do Projeto BRAVIOO (Building Reinforced and Advanced Capacities in Human Rights between Latin American and European HEIs increasing the Visibility and Institutionalization of Ombudspersons Offices), um Construtor de Capacidades no Ensino Superior inserido no Programa Erasmus+.

Coordenado pela Universidade Carlos III de Madrid (UC3M), o Projeto BRAVIOO, que conta com a parceria da UBI e da consultora espanhola OpenODS, procura implementar ou modernizar gabinetes de provedoria universitária em oito universidades latino-americanas. Universidad Nacional de Córdoba e Universidade Nacional del Nordeste, na Argentina, Universidad Tecnológica Privada de Santa Cruz e Universidad Privada del Valle, na Bolívia, Universidad Afonso Ibáñez e Universidad de la Frontera, no Chile, e Universidade Nacional Autónoma de Honduras e Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán, nas Honduras são as Instituições de Ensino Superior (IES) que integram o projeto.

“A ideia é que possamos melhorar no âmbito dos direitos humanos, para que todas as comunidades universitárias desses quatro países latino-americanos possam desenvolver-se melhor e ter uma maior facilidade e respeito pelas diferentes identidades, culturas, géneros e relações que possam existir nas instituições”, explica o responsável pelo projeto BRAVIOO, Emilio Olías Ruiz, Provedor Universitário da UC3M. “É importante que as provedorias universitárias se consolidem nas áreas onde não estão, pois representam um maior apreço, respeito e realização de todos os direitos humanos das sociedades”, enfatiza o professor catedrático do Departamento de Tecnologia Eletrónica da universidade espanhola.

Elaborar normas e regulamentos para facilitar a implementação e fortalecimento dos Gabinetes de Provedoria das universidades participantes e obter ferramentas de formação através de cursos MOOC (Massive Open Online Course) são os objetivos do projeto, que se propõe a modernizar, internacionalizar e facilitar o acesso ao ensino superior, aumentar a cooperação com a União Europeia (UE) e promover a compreensão e contacto entre pessoas, além de fomentar a sensibilização intercultural.

“A intenção é partilhar ideias, experiências e fortalecer vínculos entre as culturas da Europa e da América Latina, com o objetivo de criar e unificar provedorias em todas as universidades participantes”, acrescenta a Defensora Universitária Adjunta da UC3M, María del Mar Sánchez Pinilla.

Financiado pela União Europeia (GA 101129180), BRAVIOO conta com um apoio de cerca de 800.000 euros. “O projeto foi muito bem avaliado pela Comissão Europeia, obteve o máximo em termos económicos e é um dos poucos projetos nos quais a UE vai admitir quatro países que não são do âmbito europeu”, destaca Emilio Olías Ruiz. “Isso para nós é um desafio muito importante, mas também uma enorme satisfação”, conclui.

Presente no kick off do Projeto BRAVIOO, em representação da UBI, esteve Afonso Mousaco Gomes, Provedor do Estudante da academia. O evento decorreu na Universidad Tecnologica Privada de Santa Cruz Sociedad Anonima (UTEPSA), em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, nos dias 21 e 22 de março.