Uma viagem cultural através da gastronomia

Degustação Cultural
Peddy Gourmet “Sabores em pistas” acolheu numerosos estudantes que se aproximaram do Polo I da UBI para desfrutar de pratos típicos de diferentes países, dando a conhecer novas culturas.

A diversidade cultural e a troca de experiências gastronómicas foram o motivo principal do evento “Sabores em pistas”. Jovens de diferentes nacionalidades uniram-se para partilhar as suas tradições culinárias e promover a solidariedade através da gastronomia. O encontro teve lugar no passeio dos filósofos da Universidade, no passado dia 20 de maio, e foi organizado pela Associação Humanitária Beira Aproxima (AHBA).

Com um preço de 3,5 euros, o evento proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer e desfrutar de vários pratos populares do México, Brasil, Paquistão, Tailândia, Itália e Portugal, que foram preparados por alunos voluntários da AHBA. A associação destinou o dinheiro arrecadado a programas de voluntariado, realizados de forma local ou internacional, como em São Tomé e Príncipe.

O objetivo do encontro, segundo Inês Lima, organizadora do evento e estudante de medicina, foi partilhar diferentes tradições do mundo através da comida, e acrescentou: “É uma forma de aproximar culturas e promover a integração entre universitários portugueses e internacionais.”

Na sessão, além de degustar pratos exóticos, aproveitou-se a diversidade para partilhar experiências e conhecimentos. A estudante e membro da assoc

Evento voluntário Sabores em Pistas

iação, Sara Dias, expressou que a importância de participar neste projeto não é unicamente curricular e disse: “É uma oportunidade única para desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipa, ao mesmo tempo que contribuímos para causas humanitárias; com certeza vai-nos ajudar como futuros profissionais de saúde.”

Além da degustação, as organizadoras do evento incluíram outras atividades de entretenimento, como um jogo sobre sabedoria mundial e um bingo com desafios. Esta jornada promoveu a diversidade cultural, o companheirismo e a solidariedade dos alunos da UBI, sendo bem recebida pelo público “Para mim é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e ter contacto com diferentes etnias no pouco tempo que tenho aqui” declarou Momo, estudante tailandesa em programa de mobilidade.