1.º Ciclo em Design Multimédia com acreditação máxima

Curso é ministrado na Faculdade de Artes e Letras da UBI
O curso da Faculdade de Artes e Letras da UBI está validado para os próximos seis anos. Qualidade do corpo docente, procura pelos alunos e motivação dos estudantes são alguns aspetos valorizados.

O 1.º Ciclo em Design Multimédia da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu acreditação de seis anos. A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior validou a licenciatura pelo período máximo de seis anos, e de forma incondicional, depois de analisada a qualidade da formação e da UBI.

“É uma excelente notícia”, de acordo com Joana Casteleiro, a diretora deste 1.º Ciclo da Faculdade de Artes e Letras. A docente salienta que para esta decisão “contribuíram vários aspetos, dos quais importa destacar o corpo docente devidamente qualificado e integrado em centros de investigação de reconhecido mérito, a procura consistente e sustentada do Ciclo de Estudos e a motivação e inclusão dos alunos em atividades projetuais de investigação e disseminação”.

No relatório que sustentou a acreditação, a Comissão de Avaliação Externa (CAE) refere estar-se na presença de um curso “consolidado, com objetivos claros e dinâmica de aprofundamento da qualidade do ensino”, admitindo a “importância do contributo do Ciclo de Estudos para o desenvolvimento tecnológico, cultural e económico da região”.

A Licenciatura em Design Multimédia oferece uma formação abrangente nos âmbitos artístico, cultural, científico e tecnológico. Prepara os alunos para o exercício profissional no amplo espectro do design visual, de comunicação e de interação em diversos meios, tanto analógicos como digitais. Apoiando-se na tradição conceptual, teórica e crítica, do Design e no primado do projeto, estimula a sensibilidade estética e a capacidade de expressão, com um enfoque progressivo na criatividade e na inovação, mas também na investigação e na criação artística contemporâneas.

De acordo com Joana Casteleiro, uma das grandes vantagens do curso da UBI, em relação a outras formações da mesma área, encontra-se “no conhecimento da tradição do design, a par com o cariz projetual, de crescente complexidade e enfoque no contexto multimediático da maioria das unidades curriculares que integram o plano de estudos da licenciatura, juntamente com o incentivo ao trabalho em equipa e o desenvolvimento de competências multidisciplinares de investigação para, através e sobre o Design”.

Os diplomados nesta licenciatura desenvolvem carreiras em diferentes áreas, como o Design Multimédia, Design de Comunicação, Design Gráfico ou Web Design, Ensino e investigação, Publicidade e Indústrias Criativas, entre outras. “Uma grande maioria de antigos alunos prosseguem os estudos ao nível do 2.º Ciclo/Mestrado em Design Multimédia ou nas mais diversas áreas do design.

Na perspetiva da FAL-UBI e do recentemente criado Departamento de Artes, a Licenciatura em Design Multimédia, salienta a diretora, “assume-se como um elemento estrutural, tendo sido um dos cursos que nasceu juntamente com a Faculdade de Artes e Letras, fazendo atualmente 22 anos”. O curso esteve inicialmente integrado no Departamento de Comunicação e Artes e “estabeleceu os alicerces para o que viria a ser a oferta formativa de cariz artístico, cultural, científico e tecnológico da FAL”, conclui.

O 1.º Ciclo em Design Multimedia está disponível no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que tem início na próxima segunda-feira (24 de julho), com 48 vagas. Tem como prova de ingresso uma das seguintes: “03 Desenho”, “06 Filosofia” e “10 Geometria Descritiva”.

É um dos cursos abrangidos pelas Bolsas de Incentivo UBI STEAM.

1.º Ciclo Design Multimédia