UBI e Manteivias estudam novo material para construção

A Universidade e a empresa sedeada em Manteigas estabeleceram uma parceria para desenvolver material em fibra de vidro que possa ser alternativa ao ferro.

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Manteivias estão a trabalhar numa solução à base de fibra de vidro, que permita substituir o ferro na construção civil. A investigação conta com os conhecimentos científicos do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) e da unidade de investigação C-MADE – Centre of Materials and Building Technologies, e é um exemplo do apoio à inovação que a UBI pode dar às empresas locais.

Com sede em Manteigas, mas com unidade de produção em Valhelhas (concelho da Guarda), a empresa pretende desenvolver, em parceria com a UBI, um novo material com base em fibra de vidro, com características semelhantes a uma barra de ferro tradicional. A aplicação deste produto pode diminuir a dependência do ferro na construção, na agricultura ou noutros setores. O novo material deverá ser uma mais-valia para Portugal e em termos internacionais, minimizando as potenciais lacunas na disponibilidade do ferro, expostas recentemente na sequência da guerra na Ucrânia.

Este trabalho está abrangido por um protocolo entre as duas entidades e que foi alvo de uma adenda, assinada esta semana, no dia 7 de outubro.

Mário Raposo, Reitor da UBI, e Pedro Almeida, administrador da Manteivias – Engenharia & Construção, rubricaram o documento que estabelece a cooperação, visando “o desenvolvimento conjunto de projetos de investigação, inovação, apoio técnico e formação nas áreas de construção civil e engenharia, com foco na promoção de produtos e tecnologias inovadoras, caracterização de materiais e capacitação de recursos humanos”, como está escrito no documento.

A UBI vai constituir uma equipa técnica adequada às tarefas a realizar, ceder equipamento e instalações necessários e disponibilizar recursos humanos qualificados para a execução dos projetos, garantir a orientação académica dos estudantes envolvidos nos projetos, elaborar e fornecer relatórios do progresso das atividades, fazer cursos curtos de formação, conferências e gestão adequada da propriedade intelectual.

Cabe à Manteivias, entre outras, fornecer os materiais, equipamentos e outros recursos necessários para a realização dos ensaios e atividades previstas na colaboração e apoiar a UBI na preparação e submissão de candidaturas a financiamentos nacionais e europeus.

Os coordenadores do projeto são, da parte da UBI, o docente do DECA, João Castro Gomes, e, pela empresa, o engenheiro Nuno Roque.