A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Câmara Municipal da Covilhã iniciam hoje o Covilhã Innov Summit, que propõe três dias dedicados à inovação e empreendedorismo. Naquela que é a primeira edição do evento, estará em foco a dinamização do ecossistema empresarial da região, a promoção de tecnologias, a inovação e o empreendedorismo.
A Sessão de Abertura está agendada para esta quarta-feira, 12 de março (14h00, Teatro Municipal da Covilhã), com destaque para a presença de Mário Raposo (Reitor da UBI) e Vítor Pereira (presidente da Câmara da Covilhã).
Dá-se, assim, início a um programa de palestras, mesas redondas, debates, competições tecnológicas e workshops sobre áreas emergentes ao nível global, como inteligência artificial, inovação digital, modelos de negócio inovadores, ‘deep tech’, entre outras.
Participam nas sessões líderes empresariais, investigadores, representantes de ‘startups’, empreendedores, investidores e decisores relevantes nas áreas em análise.
Destacam-se Joaquim Miranda Sarmento (Ministro de Estado e das Finanças), Ana Abrunhosa (Deputada e Ex-Ministra da Coesão Territorial), António Brochado Correia (PWC Territory Senior Partner), João Costa Ribeiro (Galp Lead Open Innovation Manager), Tamas Szeker (Co-Founder & Director da iScale Group e General Partner na iScale Ventures), André Albergaria (Co-Founder & Principal na Biovance Capital), Ana Palmeira (General Manager da Labfit HPRD Lda), Paulo Oliveira (CEO da Bang Produções), Luís Filipe Lages (Professor & Director VCW Lab at Nova SBE), Alexandra Rodrigues (Vice-Presidente da CCDR), Marília Santos (Start-up Portugal Head of Growth & Acceleration e Gergő Gulyás – Co-founder of iScale Hub).
O Covilhã Innov Summit prolonga-se até sexta-feira, dia 14 de março, e resulta da parceria de duas entidades com âmbitos de atuação na investigação e transferência de conhecimento, no caso da UBI, e na criação de condições de atração de investimento e de postos de trabalho, no que respeita à autarquia.