Docente da UBI nomeada para prémio nacional na área do turismo e hotelaria

Com uma carreira a ensinar e investigar na área do Turismo, Cristina Estevão foi agora nomeada na categoria “Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior” nos Hospitality Education Awards 2025.

Cristina Estevão, docente do Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior (DGE-UBI), é uma das finalistas dos Hospitality Education Awards (HEA) 2025, na categoria “Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior”. A distinção visa reconhecer o percurso académico e profissional de docentes que se têm destacado no Ensino Superior nas áreas do turismo e da hotelaria.

A seleção dos finalistas resulta da votação de um júri que, além de Cristina Estevão, nomeou docentes do ISG – Instituto Superior de Gestão, da Universidade Europeia, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e da Universidade Católica Portuguesa.

Professora Associada no DGE-UBI, Cristina Estevão é natural do Algarve e reconhece que isso teve uma grande influência na decisão e no gosto em investigar a área do turismo. Tem um percurso académico marcado pelo ensino e investigação nas áreas da gestão, do turismo e da hotelaria.

No plano científico, a sua produção inclui a publicação de livros de referência, capítulos em obras internacionais e dezenas de artigos em revistas indexadas (WoS/Scopus), abordando temas como a competitividade, a inovação, a sustentabilidade, o marketing digital e a comunicação estratégica no setor do turismo. Alguns trabalhos de investigação foram reconhecidos através de prémios científicos, com Best Papers no ICMarkTech 2023 e TMS Algarve 2022, e o prémio de mérito científico do Banco Espírito Santo/IPCB, em 2013.

No plano da formação académica, concluiu o Pós-Douramento em Turismo na Universidade de Aveiro em 2020 e o Doutoramento em Gestão pela UBI, em 2011, com a tese “Competitiveness and Clusters in the Portuguese Tourism Sector”, depois de ter realizado o mestrado, na mesma instituição, em 2008, com o tema “As Estratégias Competitivas dos Estabelecimentos Hoteleiros de Interesse para o Turismo: O Caso da Região de Turismo da Serra da Estrela”. A formação de base passou pelo Instituto Politécnico da Guarda, onde obteve a licenciatura em Gestão e o bacharelato em Gestão Informática.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 1 de outubro, em Lisboa, durante a Gala HEA 2025, organizada pela Associação Fórum Turismo e pelo Turismo de Portugal. A iniciativa conta com o apoio da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR), entre outros parceiros institucionais.

Os Hospitality Education Awards distinguem anualmente docentes e entidades que se destacam na formação de profissionais para o setor do turismo, sendo atualmente um dos principais reconhecimentos nacionais nesta área.

Pode ler também