UBI organiza mostra de materiais e soluções sustentáveis

O Exhibition of Sustainable Materials and Solutions decorrerá nos dias 1 e 2 de março na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (FE-UBI), integrando um simpósio internacional, uma mostra tecnológica e um concurso de ideias. O evento é promovido pelo C-MADE: Centre of Materials & Building Technologies, estando inserido no projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro. O evento tem inscrições abertas.

A atividade abrange vários públicos (empresas, profissionais do setor e académicos), contemplando três momentos distintos: Simpósio Internacional: New construction with stones, Mostra de Materiais e Soluções Sustentáveis, bem como um Concurso de Ideias, aberto à comunidade.

O simpósio internacional apresenta alguns keynote speakers de referência na área da construção sustentável, com destaque para Giuseppe Fallacara (Politecnico di Bari e Atelier Fallacara), Adrienn Tomor (Bartlett School of Sustainable Construction UCL) e Pierre Bidaud (The Stonemasonry Company). Adicionalmente, contará com intervenções por parte de professores da UBI, representantes de empresas especializadas na área e decisores políticos da região.

Ao longo dos dois dias do simpósio, estes intervenientes refletirão sobre novas tendências de construção em pedra e aplicabilidades de outros materiais sustentáveis.

A mostra tecnológica tem lugar no dia 2 de março, pretendendo dinamizar as boas práticas entre investigadores e o tecido empresarial regional, promover tecnologias, produtos e serviços inovadores já desenvolvidos ou em desenvolvimento, bem como estimular novas parcerias estratégias na região, na área dos materiais e soluções de construção sustentável. É aberto às instituições parceiras do projeto INOVC+, empresas, profissionais do setor e investigadores.

Por fim, é igualmente promovido um concurso de ideias sob a mesma temática. Este concurso é direcionado à comunidade académica e sociedade em geral, devendo incorporar uma perspetiva de inovação e aplicação, tendo um prémio de 750€.

Com a realização deste evento, pretende-se promover o conhecimento gerado na academia, estimulando processos de cocriação com a indústria e a sociedade. Será igualmente um espaço de afirmação e promoção da região da Beira Interior, como uma região rica em recursos naturais graníticos de características ímpares, bem como do seu cluster empresarial.

O evento é promovido e organizado pelo C-MADE: Centre of Materials & Building Technologies, em conjunto com o projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação da Região Centro – do qual a UBI é entidade parceira, tendo a colaboração do Cluster Portugal Mineral Resources. Este projeto é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), tendo como objetivos envolver os parceiros regionais numa dinâmica de transferência de conhecimento, através da criação de um ecossistema de inovação de forma inclusiva e cooperativa.

Programa e inscrições