UBI com nova licenciatura

O novo curso de Engenharia Mecânica Computacional vai estar disponível a partir do ano letivo 2023-2024 e pretende fornecer uma formação inovadora e diferenciada.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai ter disponível, a partir do ano letivo 2023-2024, um novo curso de 1.º Ciclo/Licenciatura, de carácter inovador e diferenciado, em Engenharia Mecânica Computacional. Os alunos vão ter a oportunidade de obter uma formação especializada na área da mecânica, recorrendo a recursos computacionais avançados e novas tecnologias.

O curso foi desenvolvido para fornecer competências que preparam os alunos para se manterem atualizados num mundo profissional em constante evolução, com ferramentas computacionais cada vez mais importantes. O objetivo consiste em dotar os alunos da capacidade crítica de avaliar as potencialidades e limitações das ferramentas computacionais e selecioná-las de acordo com o problema em questão. Além disso, o curso também visa capacitar os alunos para atuar no desenvolvimento ou melhoria do desempenho de produtos e sistemas através de técnicas de otimização computacional.

Segundo o presidente de Departamento de Engenharia Eletromecânica, Pedro Dinis Gaspar, onde o curso irá funcionar, “a evolução tecnológica, os novos padrões de produção e conceção de produtos e sistemas exigem uma formação inovadora e alinhada com os novos paradigmas da indústria 4.0 e dos “digital twins”. “A componente computacional do curso permite aos alunos estarem preparados para atuar nestes novos cenários, com conhecimento alargado de ferramentas computacionais nas diferentes fases do processo de conceção, projeto e produção, incluindo desenho, programação, dimensionamento computacional e aplicação de princípios de estática, dinâmica, termodinâmica e mecânica dos fluidos”, acrescenta.

Num mundo cada vez mais digital, perspetiva-se que os licenciados em Engenharia Mecânica Computacional terão excelentes perspetivas de carreira, podendo atuar em diferentes áreas com conhecimento alargado de ferramentas computacionais. A Universidade da Beira Interior oferece, assim, uma formação de excelência, preparando os alunos para um futuro brilhante e promissor na área da Engenharia Mecânica Computacional.