A Universidade da Beira Interior (UBI) cedeu um conjunto de ecrãs interativos a escolas da região. Esta iniciativa, inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), contemplou os estabelecimentos de ensino que são parceiros na promoção das áreas STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática).
Ao todo, a cedência contempla 10 ecrãs interativos a igual número de estabelecimentos de ensino: agrupamentos de escolas Pêro da Covilhã e Frei Heitor Pinto, escolas secundárias Campos Melo e Quinta das Palmeiras e EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã, no concelho da Covilhã, e agrupamentos de escolas de Fornos de Algodres, Fundão (Gardunha e Xisto), Gouveia, Manteigas e Seia.
Cada equipamento representa um investimento de 2.300 €, e coloca ao dispor da comunidade uma ferramenta educativa que visa melhorar o ambiente de aprendizagem para professores e alunos. Permitem a realização de apresentações interativas, a partilha de conteúdos digitais e o acesso a recursos online, entre outros.
A assinatura dos contratos de cedência teve lugar na manhã desta quarta-feira, com a presença do Reitor da UBI, Mário Raposo, o Pró-Reitor para o Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais, João Lanzinha, e com a presença do Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira.
Mário Raposo, Reitor da UBI, assinalou a iniciativa como o compromisso da Universidade em contribuir para o desenvolvimento do território e a promoção da educação. “Na ligação à sociedade, as escolas são alguns dos nossos parceiros fundamentais”, salientou, reafirmando a disponibilidade para apoiar os estudantes do Ensino Secundário: “Espero que os jovens das vossas escolas aproveitem estes equipamentos, a UBI está aberta para que as escolas, e toda a comunidade envolvente, utilizem o que necessitarem da universidade”.
A entrega dos ecrãs interativos foi muito bem recebida pelos responsáveis das escolas da região, que destacaram a importância da cooperação com a UBI e a disponibilidade para aprofundar a ligação com a Universidade.
Esta ação insere-se no contexto do projeto designado por “UBImpulso, Green and sustainable growth in a digital world” do PRR, nomeadamente nos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos da UBI, onde está especificada uma série de ações no âmbito do compromisso com o digital, em todas as suas dimensões. Parte delas envolve a compra de equipamento informático, interativo e multimédia para apoio a atividades de ensino e aprendizagem.
Além da entrega dos ecrãs interativos, a UBI está a promover o curso gratuito Ferramentas Digitais para Educação, dirigido a docentes dos vários níveis de ensino, para criar competências na utilização de equipamentos e plataformas de ensino, que teve a inscrição de 96 profissionais e se prevê que tenha continuidade com uma segunda edição.
Ainda no âmbito do Impulso Jovem STEAM, foi concluída com sucesso, na última semana, a 1.ª edição da UBI Academia Junior STEAM, com a participação de 82 estudantes do Ensino Secundário, e estão a ser preparadas as Universidade de Inverno STEAM e de Verão STEAM, com 40 e 125 vagas, respetivamente.
No plano da oferta formativa dos cursos de 1.º Ciclo, estão previstos um novo curso (Engenharia Mecânica Computacional) e a reabertura de dois (Bioengenharia e Química Medicinal), que representam 70 novas vagas nos cursos STEAM promovidos pela UBI.