A Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI acolhe, nos próximos dias 21 e 22 de setembro, o I Congresso Internacional Speculum: Cinema autobiográfico realizado por mulheres, em Portugal e no Brasil.
Com sessões essencialmente presenciais, no Auditório da Biblioteca e no Anfiteatro da Parada, o congresso materializa a pesquisa centrada na escrita de si que algumas realizadoras de cinema têm vindo a utilizar como metodologia de criação artística e documental.
O evento contará com reflexões interdisciplinares, assim como diálogos com o público sobre atividades práticas desenvolvidas no âmbito do cinema documental de mulheres. Será ainda exibido o filme “Gipsofila”, na presença da realizadora, Margarida Leitão.
O I Congresso Internacional Speculum é organizado no âmbito do projeto com o mesmo nome e uma mais aprofundada designação, “SPECULUM – Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, a ser desenvolvido na Universidade da Beira Interior. Toda a equipa que compõe o projeto Speculum desenvolve a sua pesquisa a partir dos Estudos Fílmicos, Literários, Culturais e de Género, de uma perspetiva interseccional, humanista e essencialmente respeitadora dos direitos humanos.