A Universidade da Beira Interior (UBI) marcou presença no quarto encontro do Fórum de Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias (FOR.UE.PT), continuando a ter uma participação ativa no desenvolvimento do projeto promovido pela Comissão Europeia. O encontro juntou representantes das várias IES nacionais em Alianças Europeias, com a UBI representada por José Páscoa (Vice-Reitor para a Internacionalização e Interação com a Sociedade) e Célia Nunes (Pró-Reitora para a Cooperação Internacional).
Estas reuniões presenciais surgem na sequência da iniciativa da UBI de juntar à mesma mesa as IES em Alianças, tendo mesmo recebido o primeiro encontro, em junho de 2023. Atualmente, a UBI é uma das coordenadoras do FOR.EU.PT, juntamente com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e da Universidade do Minho.
O FOR.UE.PT visa facilitar uma resposta coordenada aos desafios comuns, promover a mobilidade e garantir financiamento sustentável, além de servir como plataforma para a partilha de boas práticas e para fomentar uma cooperação mais profunda entre as instituições nacionais. Tem como missão unir as IES portuguesas de forma a contribuir ativamente para a construção de políticas nacionais e europeias de apoio à iniciativa das Universidades Europeias, impulsionando sistemicamente processos transformadores no sistema de ensino superior português, orientados para uma visão europeia de futuro.
Na reunião, que teve lugar no dia 16 de maio, no Centro Universitário de Lisboa da Universidade Lusófona, estiveram em análise o futuro dos graus conjuntos europeus e a discussão em torno do recentemente anunciado Pacote Europeu para o Ensino Superior em 2024.
A diretora da Agência Nacional Erasmus+ (Ana Cristina Perdigão), a coordenadora do programa Erasmus+ (Carla Ruivo), a diretora de serviços de Suporte à Rede do Ensino Superior (Inês Vasques Branco), do Gabinete de Estudos e Análise da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Maria João Manatos) e o presidente da Comissão Executiva da FAIRe – Federação Académica para a Informação e Representação Externa (Duarte Lopes) foram outros dos participantes.
A iniciativa “Universidades Europeias” é um pilar da estratégia europeia para o Ensino Superior, concebida para promover a excelência, inovação e inclusão no setor europeu. As alianças são vistas como redes transnacionais que moldarão as universidades do futuro, melhorando a qualidade e a competitividade do ensino superior europeu, enquanto promovem uma forte identidade e valores europeus.
A participação ativa de Portugal nestas alianças sublinha o compromisso do país e das suas IES em avançar o seu sistema de ensino superior através da colaboração internacional.