Acreditação do Mestrado em Design Multimédia por seis anos

Curso é ministrado na Faculdade de Artes e Letras da UBI
O curso da Faculdade de Artes e Letras contribui para o desenvolvimento tecnológico, cultural e económico da região, de acordo com a Comissão de Avaliação Externa.

O 2.º Ciclo em Design e Multimédia da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu acreditação por seis anos, o período máximo previsto por lei. A decisão da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior resulta da qualidade deste Mestrado, que “se mostra consolidado e dinâmico”. O curso da Faculdade de Artes e Letras oferece uma formação baseada na compreensão e no domínio, conceptual e técnico, das tecnologias mais recentes e avançadas da era digital, sem descurar a sua relação com o contexto mais alargado do Design tradicional.

A Comissão Externa, no seu relatório de avaliação, destaca a “procura positiva” por parte de candidatos, o número positivo de graduados e a taxa de empregabilidade”.

No que se refere à atividade científica, a A3ES refere que o corpo docente está bem enquadrado em centros de investigação de reconhecido mérito. “Adicionalmente é de louvar o esforço feito para motivar e incluir os alunos em atividades de investigação e disseminação de conhecimento científico e artístico”, salientando o envolvimento da instituição e docentes do Ciclo de Estudos na candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO em Design (aprovada) e o contributo de docentes no Conselho Estratégico da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027.

“Desta forma é clara para a CAE a importância do contributo do CE para o desenvolvimento tecnológico, cultural e económico da região”.

A formação proporcionada permite aos diplomados desempenharem as mais variadas funções em distintas vertentes do Design Multimédia e do Design, assessoria em comunicação visual e multimédia, realização de projetos interativos e imersivos, pelo Web-design, design gráfico, tipografia, infografia, ilustração, modelação 3D, animação, produção e edição de vídeo e televisão, publicidade e criação/gestão/prestação de novos serviços on-line. Esta formação permite, igualmente, o desenvolvimento de atividades de investigação científica.

Podem concorrer detentores de licenciaturas em Design Multimédia, em outras áreas do Design ou formações consideradas adequadas após avaliação dos programas curriculares.

As candidaturas à 2.ª Fase do Concurso de acesso aos cursos de Mestrado terminam a 16 de junho, com a nova fase a decorrer de 1 de agosto a 8 de setembro.

2.º Ciclo Design Multimédia