Aluna da UBI com uma Menção Honrosa no Prémio de Arquitetura Luiz Conceição

O trabalho de Letícia Mendes foi desenvolvido na Unidade Curricular de Projeto II-2, do Mestrado Integrado de Arquitetura da UBI.

Um trabalho desenvolvido no Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (MIA-UBI) foi distinguido com uma Menção Honrosa na edição deste ano do Prémio de Arquitetura Luiz Conceição. O trabalho foi também incluído na exposição dos 10 trabalhos finalistas, inaugurada em Junho em Portimão e inserida nas comemorações do dia daquela instituição.

A proposta da aluna Letícia Mendes, intitulada “Intrusão Amarela”, consiste no projeto de um edifício de habitação coletiva localizado na Covilhã. O programa integra, entre outros, tipologias T0, T1 e T2, resolvidas num único piso ou em “duplex”, assim como um conjunto de espaços semipúblicos que dialogam com os diferentes momentos das ruas confinantes. O tratamento das fachadas incluiu a integração de um conjunto de sistemas passivos, de modo a proporcionar um adequado controlo da iluminação e da ventilação natural.

O trabalho foi desenvolvido enquanto parte do programa da Unidade Curricular Projeto II-2 do MIA-UBI, no ano letivo 2021-22, sob supervisão dos docentes da UBI Pedro Isaac Brandão, Rita Ochoa e Afonso Nuno Martins.

O Prémio de Arquitetura Luiz Conceição é promovido pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), com o intuito de homenagear o Arquiteto e Professor e, simultaneamente, distinguir trabalhos de alunos dos três anos que compõem o primeiro ciclo de estudos em Arquitetura, inscritos em instituições de ensino nacionais e internacionais.

Cabe destacar a distinção de estudantes do MIA-UBI nas três edições já realizadas do Prémio Luiz Conceição. Na 1.ª edição um Primeiro Prémio e uma Menção Honrosa, na 2.ª edição a seleção para os 10 trabalhos finalistas e, agora, uma nova Menção Honrosa nesta 3.ª edição.

Os resultados podem ser consultados aqui.