Aluna de Engenharia Aeronáutica recebe Menção Honrosa em competição de âmbito nacional

Sociedade Portuguesa de Materiais e Ordem dos Engenheiros reconhecem qualidade da dissertação de Kateryna Oleksandrivna Shvydyuk.

Kateryna Oleksandrivna Shvydyuk recebeu a primeira Menção Honrosa na competição que distingue as melhores dissertações de mestrado sobre temas de Ciência e Engenharia de Materiais, desenvolvidas em Universidades nacionais. Os prémios foram organizados pela Sociedade Portuguesa de Materiais e pela Ordem dos Engenheiros, no âmbito do Dia Mundial dos Materiais 2023.

Mestre em Engenharia Aeronáutica pela Universidade da Beira Interior (UBI), Kateryna Oleksandrivna Shvydyuk concorreu com a dissertação “Multifunctional Advanced Ceramics for Aeronautical and Aerospace Applications. Study of MgO-Al2O3, MgO-CaZrO3, and YSZ Ceramic Composites”, disponível para consulta no repositório uBibliorum.

O trabalho foi desenvolvido com a orientação dos docentes Abílio SilvaJoão Nunes Pereira e Frederico Rodrigues, no seio do C-MAST – Center for Mechanical and Aerospace Science and Technologies, envolvendo os departamentos de Engenharia Eletromecânica e de Ciências Aeroespaciais, da Faculdade de Engenharia da UBI. A qualidade do trabalho já resultou em diversas publicações científicas em jornais internacionais da especialidade. [Long-lasting ceramic composites for surface dielectric barrier discharge plasma actuators e Review of Ceramic Composites in Aeronautics and Aerospace: A Multifunctional Approach for TPS, TBC and DBD Applications]

A dissertação final do curso de Engenharia Aeronáutica foi classificada como a segunda melhor a nível nacional das universidades portuguesas, concluídas nos anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023, na área de Ciência e Engenharia de Materiais.

A investigação, multidisciplinar, envolveu o fabrico e caracterização das propriedades mecânicas, térmicas e dielétricas de três composições cerâmicas multifásicas com potencial para aplicações multifuncionais. Estas cerâmicas avançadas foram propostas para sistemas de proteção térmica (thermal protection systems, TPSs), revestimentos de barreira térmica (thermal barrier coatings, TBCs), e atuadores a plasma para barreiras de descarga dielétrica (dielectric barrier discharge, DBDs).

A entrega de prémios decorreu a 8 de novembro, na Universidade de Aveiro.