Aluno de Engenharia Aeronáutica vence XXIII edição do concurso Pontes de Esparguete

O estudante de 1.º Ciclo Pedro Fonte foi o vencedor da categoria “Resistência”, com a marca de 25,64 kg. Em “Estética”, ganhou a equipa de Bruno Nunes e Afonso Cardante, de Engenharia Eletromecânica.

Ricardo Fonte, aluno do 1.º Ciclo em Engenharia Aeronáutica, saiu vencedor da edição deste ano do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE). A estrutura que desenvolveu suportou uma carga de 25,64 kg, alcançado assim o primeiro lugar da categoria “Resistência”, daquela que é uma das históricas atividades do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior (DEM-UBI).

O 2.º prémio (21,27 kg) foi para a dupla Maria Inês Mestre e Guilherme Alves (1.º Ciclo em Engenharia Eletromecânica) e o 3.º lugar (11,70 kg) para a equipa constituída por Rafael Tomé e Gonçalo Rosa (1.º Ciclo de Engenharia Eletromecânica).

“Apesar do primeiro lugar ter sido conquistado com um valor afastado do recorde da competição, é importante salientar o empenho dos alunos no desenvolvimento do projeto da estrutura da ponte”, refere o docente do DEM-UBI, Pedro Dinis Gaspar.

O responsável pela organização do CPE destaca ainda a participação de uma ponte construída por uma aluna de Academia Júnior STEAM da UBI, iniciativa promovida pela Universidade que envolve estudantes do Ensino Secundário da região. A referida construção competiu em ambas as categorias do Concurso.

Na vertente “Estética”, Bruno Nunes e Afonso Cardante (1.º Ciclo de Engenharia Eletromecânica) ficaram na primeira posição, seguidos de Pedro Serra (1.º Ciclo Engenharia Eletromecânica) e David Ponciano (1.º Ciclo de Engenharia Aeronáutica), respetivamente, segundo e terceiro classificados.

A análise das características estéticas e arquitetónicas das pontes a concurso nesta categoria foi realizada por um júri constituído por Rogério Galante e Hugo Pinto, do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, e Cláudia Santos, do Departamento de Artes.

O concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete pretende incentivar as capacidades científicas e criativas dos alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos na sua formação, no projeto de uma ponte de treliça executada com esparguete. Desta forma, o DEM-UBI promove entre os estudantes a criatividade e investigação, na procura de soluções.

O evento serve também o propósito de envolver alunos de escolas do Ensino Secundário, proporcionando um meio de divulgação de uma das dinâmicas do processo ensino/aprendizagem na Faculdade de Engenharia da UBI.