Alunos da UBI criam ideias para uso de bicicleta como meio de transporte

Duas equipas de estudantes estão a participar no concurso da UNITA, “The Green Mobilities Challenge#2 – Hackathon”.

Duas equipas de estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) estão a participar na competição internacional dedicada à mobilidade sustentável, “The Green Mobilities Challenge#2 – Hackathon”. A atividade é uma iniciativa da aliança UNITA – Universitas Montium, que tem entre os seus objetivos apresentar soluções para um quotidiano mais ecológico.

O desafio envolve equipas de todas as seis universidades UNITA, de Espanha, França, Itália, Portugal e Roménia. Na UBI, concorrem “Electrubianos” e o “UBICycle”. Da primeira, fazem parte Samuel Gordon e Luís Andrade, de Ciência Política e Relações Internacionais, Jorge Brígida e Rodrigo Almeida, de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; a segunda tem a participação de três estudantes de Engenharia Informática, Pedro Moreira, Nuno Pereira e Rui Carrilho, e uma aluna de Medicina, Carolina Morgado.

Depois da Sessão de Abertura, que colocou em contacto online todos os participantes, no dia 28 de abril, os concorrentes tiveram de trabalhar em conjunto numa solução para o tema apresentado “How to promote cycling in the every day life as means of transport?” (“Como promover o uso da bicicleta no dia a dia, como forma de transporte”?).

Para finalizar o desafio, cada equipa teve de enviar um documento e um vídeo com a duração máxima de cinco minutos, com um pitch de um protótipo, aplicação ou website relacionado com o tema. O trabalho prolongou-se e foi finalizado, no dia seguinte, 29 de abril, no auditório do UBI Medical.

O júri é composto por dois docentes de cada instituição (Jorge Gonçalves e Bertha Santos, ambos do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, pela UBI) e a classificação final será anunciada no próximo dia 9 de maio. Os primeiros três classificados recebem, por cada elemento da equipa, 200 € (1.º). 150 € (2.º) e 100 € (3.º).