Artigo de docente da UBI premiado em Conferência Internacional

O trabalho mereceu reconhecimento num evento dedicado à Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

Ricardo Campos, docente do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (DI-UBI), é um dos três autores do artigo científico que recebeu o Best Demo Paper Award (runner-up), na 32nd ACM International Conference on Information and Knowledge Management (CIKM’23), uma conferência Rank A da área de Inteligência Artificial e Ciência de Dados, na Universidade de Birmingham.

O artigo intitulado “Contrastive Keyword Extraction from Versioned Documents”, resulta de uma colaboração com dois investigadores (Adam Jatowt e Lukas Éder), da Universidade de Innsbruck (Áustria), e apresenta uma abordagem não supervisionada que sumariza e ordena as principais alterações verificadas em duas versões de um mesmo documento. O protótipo desenvolvido no âmbito deste trabalho permite aos utilizadores sumarizar essas diferenças a partir da extração de palavras-chave, podendo ser utilizado para entender de forma mais profunda as mudanças ocorridas em diferentes tipos de documentos.

O Best Demo Paper Award é um prémio que visa distinguir os melhores artigos científicos focados na demonstração de aplicações e software que envolvam ideias científicas inovadoras. Na edição deste ano foram submetidos 74 artigos na demo track, dos quais 26 foram aceites para publicação.

A entrega dos prémios aos dois melhores artigos científicos no “track de demos” ocorreu durante a cerimónia de encerramento da conferência, que teve lugar nos dias 21 e 25 de outubro.

Os proceedings da conferência são publicados pela ACM – Association for Computing Machinery. O artigo encontra-se disponível para download.

Além de docente do DI-UBI, Ricardo Campos é investigador sénior do INESC TEC e colaborador do Centro de Cidades Inteligentes (Ci2) do Instituto Politécnico de Tomar. Na UBI, leciona Unidades Curriculares dos cursos de Ciências Biomédicas, Engenharia Informática, Matemática e Aplicações, Informática Web, Móvel e na Nuvem e de Inteligência Artificial e Ciência de Dados.