Associação Portuguesa de Imprensa atribuiu à UBI o Prémio Ensino Superior

A homenagem aconteceu no Dia Nacional da Imprensa, que se comemorou no dia 7 de dezembro, com uma jornada de reflexão, na Covilhã.

A Associação Portuguesa de Imprensa distinguiu a Universidade da Beira Interior (UBI) com o Prémio APImprensa Ensino Superior. O galardão foi entregue no dia 7 de dezembro, durante as comemorações do Dia Nacional da Imprensa, que este ano aconteceram na cidade da Covilhã.

Coube a Mário Raposo, reitor da UBI, receber a distinção entregue por José Sousa, diretor da APImprensa.

A entidade justifica o reconhecimento, logo na primeira gala de entrega de prémios, pela UBI ser uma “instituição incontornável da região da Beira Interior”, que presta “um inestimável serviço à sua região e ao país, quer ao nível do ensino, quer ao nível da investigação”.

No campo da Comunicação e, muito concretamente “na área do Jornalismo, é uma das academias de referência em Portugal, tendo formado ao longo dos anos centenas de profissionais, muitos deles a ocuparem posições de destaque em órgãos de comunicação locais, regionais e nacionais”. A APImprensa faz ainda uma referência à investigação na área, que “alcançou um papel de relevo quer nacional, quer internacional”.

Mário Raposo agradeceu a distinção que, considerou, reconhece não apenas a instituição, mas também o compromisso incansável de todos os que contribuem para a excelência académica e para o avanço do conhecimento. “O galardão que hoje nos é atribuído representa para nós o reconhecimento do esforço, do trabalho, do empenho e da dedicação de todos aqueles que por aqui passaram e daqueles que ainda continuam o seu labor em prol da Universidade. Refiro-me, obviamente, aos nossos alunos e ex-alunos, pessoal técnico e administrativo, investigadores, professores e dirigentes”, destacou o Reitor da UBI.

A entrega do Prémio Academia foi o culminar de um dia de reflexão em torno do jornalismo, que teve a Covilhã como palco, e no qual participaram diversos elementos da UBI. O mote do evento organizado pela APImprensa foi “50 Anos de Abril – jornalismo, liberdade, sustentabilidade, responsabilidade”.