Centro de Energia Viva de Montanha mostra experiências que ensinam

A estrutura situada em Manteigas contou com a colaboração de investigadores da UBI para a criação de experiências que ensinam sobre a Montanha.

O Centro de Energia Viva de Montanha está concluído, tendo decorrido, durante o passado dia 14 de julho, a demonstração de um conjunto de experiências que fazem parte da conceção deste espaço dedicado à Energia, à Montanha, às áreas STEAM, à Sustentabilidade e ao Ecossistema, tendo como pano de fundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O Centro disponibiliza aos visitantes um conjunto de experiências, como o Resgate na Montanha ou a Expedição. Essas atividades promovem a aprendizagem experiencial e a lógica de “hands-on”, permitindo aos visitantes conhecer e aprender alguns aspetos relevantes do ecossistema Montanha, de forma multidisciplinar.

O espaço surgiu no âmbito da colaboração entre a Universidade Beira Interior (UBI), a ENERAREA e a Câmara Municipal de Manteigas, com a UBI a colocar o seu know-how ao serviço do município, através da mobilização de mais de 14 áreas de conhecimento e da colaboração de 30 investigadores que se empenharam no suporte científico (conceptualização, conceção e desenvolvimento) das experiências que compõem o Centro.

A Câmara Municipal de Manteigas, enquanto entidade detentora da estrutura, terá agora a responsabilidade de definir um modelo de desenvolvimento para o Centro de Energia Viva de Montanha.