Conferência sobre Inteligência Artificial premeia artigo de docente da UBI

Ricardo Campos é um dos autores do trabalho que venceu o prémio de Best Student Paper Award.

O docente do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), Ricardo Campos, é um dos três autores do artigo científico que venceu o Best Student Paper Award, na 22.ª edição da Conferência Portuguesa de Inteligência Artificial (EPIA’23). O evento organizado pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), teve lugar nos Açores (Ilha do Faial), entre os dias 5 e 8 de setembro, tendo sido o ponto de encontro de mais de 150 cientistas de todo o mundo.

O artigo intitulado “Event Extraction for Portuguese: A QA-drive Approach using ACE-2005” é o resultado de uma colaboração com Luís Filipe Cunha (aluno de doutoramento da Universidade do Porto) e Alípio Jorge (INESC TEC e Universidade do Porto) e propõe um novo método para a extração de eventos em textos portugueses. Os “proceedings” da conferência serão disponibilizados em breve pela Springer. O modelo encontra-se disponível para teste no Huggingface.

Além de docente do Departamento de Informática, Ricardo Campos é investigador sénior do INESC TEC e colaborador do Centro de Cidades Inteligentes (Ci2) do Instituto Politécnico de Tomar.

A Conferência Portuguesa sobre Inteligência Artificial centrou-se no debate do presente e o futuro da inteligência artificial, com um programa de 17 painéis de discussão, sobre temas como ética, responsabilidade no desenvolvimento da inteligência artificial e as suas diversas aplicações, entre outros.