Docente da UBI eleito presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional

João Leitão, docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, vai presidir a entidade com atividades e interesses de investigação relacionados com a ciência regional.

O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), João Leitão, preside à Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), que foi fundada em 1984, reunindo representantes de instituições públicas e de diferentes Instituições de Ensino Superior Universitário e Politécnico de Portugal e do Brasil, com atividades e interesses de investigação relacionados com a ciência regional.

A APDR visa contribuir para a inovação, o aprofundamento e a divulgação de conhecimentos no âmbito do desenvolvimento regional; promover a troca de informação e experiências entre os seus associados e profissionais de instituições diversas; promover o encontro entre as diferentes disciplinas envolvidas; e fomentar a colaboração entre a Universidade e a Administração Pública, tendo em vista uma mais estreita ligação entre o conhecimento científico e a prática do desenvolvimento regional, bem como as políticas públicas de coesão e de desenvolvimento regional sustentável.

A APDR é a secção portuguesa da European Regional Science Association (ERSA) e tem atualmente cerca de 160 membros, que desenvolvem as suas carreiras em instituições académicas ou em outras instituições públicas e privadas ligadas à ciência regional.

O congresso anual da APDR foi recebido, pela primeira vez, na Universidade da Beira Interior em 1996 e, mais recentemente, em 2017. No presente ano o congresso anual será realizado em julho, na cidade de Guimarães.

João Leitão é docente da FCSH da UBI

João Leitão foi eleito presidente da APDR na Assembleia-Geral que ocorreu no passado dia 27 de janeiro de 2023, para o triénio 2023-2025. O docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da UBI, na área de Economia, é, ainda, vice-coordenador e investigador da unidade de I&D NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais da UBI. É investigador colaborador do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST) e investigador associado do Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa. É diretor do curso Master in Business Administration (MBA), da UBIExecutive, Business School. É ainda membro eleito da Assembleia Municipal do Fundão, conselheiro local do Comité Europeu das Regiões, bem como membro do EIT Food RIS Policy Council e do MIT Technology Review Global Panel.

O agora eleito Presidente da APDR é licenciado em Gestão (ramo: Gestão de Empresas), mestre em Ciências Económicas e doutor em Economia pela UBI, e tem o título de agregado em Engenharia e Gestão (especialidade: Mudança Tecnológica e Empreendedorismo), do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa.