Faculdade de Ciências cria “Árvore da Ciência” para homenagear doutorados

O mural colocado junto à presidência da Faculdade reconhece o mérito de todos os estudantes de doutoramento da Faculdade.

A Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (FC-UBI) inaugurou a “Árvore da Ciência”, um mural onde estão já colocados os nomes dos 156 doutores formados pela faculdade e onde há espaço para homenagear os futuros diplomados de 3.º Ciclo. Colocada junto ao gabinete da Presidência, é uma forma de reconhecimento e valorização dos alunos que desempenham um papel significativo na evolução científica com a marca da UBI e destaca o compromisso da FC-UBI em promover a qualificação e a qualidade da formação académica.

Cada “fruto” simbólico presente na Árvore exibe o nome do diplomado, o curso e o ano de conclusão. Além disso, um ecrã interativo fornece informações adicionais, como fotografia, título e resumo da tese, orientadores, bem como a posição e local de emprego dos doutorados.

Paulo Almeida, presidente da FC-UBI, explica que a iniciativa “mais do que um ‘fait divers’, é uma homenagem a todos os estudantes que contribuem para a geração de conhecimento da Faculdade de Ciências, motivo de grande orgulho para a instituição”.

Depois da “Árvore da Ciência”, será criado, no final de setembro, o Alumni – Science Wall of Fame, “onde irão estar os nomes dos estudantes licenciados, mestres ou doutores pela Faculdade que se destacaram não só na ciência, mas em qualquer cargo, obra ou cidadania, chamando assim a atenção do Mundo para que a UBI sabe bem ensinar e os nossos alunos sabem ainda melhor aprender”, salienta Paulo Almeida.

Durante a inauguração, no dia 16 de maio, o Reitor da UBI, Mário Raposo, elogiou a ideia “inovadora”, considerada uma forma diferente de evidenciar o impacto dos diplomados.

O reitor enfatizou a importância da criação científica realizada pelos estudantes de doutoramento, que contribuem para o desenvolvimento do conhecimento: “Quando fazem os seus trabalhos estão a criar ciência, que depois acaba por ser disseminada, através das aulas. Isso é muito importante e é uma mensagem que quero transmitir. Hoje em dia, sem criação de ciência não há universidade, nem o desenvolvimento da sociedade”.

João Queiroz, Professor Catedrático da UBI, participou na cerimónia, como segundo aluno mais antigo a concluir o doutoramento na FC-UBI. O antigo Reitor da UBI e atual elemento da A3ES, colocou o seu nome na Árvore e agradeceu à Faculdade e à UBI “pelas oportunidades oferecidas aos estudantes”, e acrescentou que “além dos recursos humanos, a instituição também proporcionou recursos físicos e materiais essenciais para impulsionar a investigação e promover as áreas de doutoramento na Faculdade. A “Árvore da Ciência”, conclui, é “uma forma de valorizar o passado e reconhecer os feitos alcançados”.

Os nomes colocados no mural representam os graduados nos cinco atuais cursos de doutoramento da faculdade – Matemática e AplicaçõesFísicaBioquímicaQuímica e Ciência e Engenharia dos Materiais Fibrosos – assim como aqueles que fizeram parte de programas anteriores, como Didática da Matemática, Matemática Aplicada e Matemática. Atualmente, a Faculdade de Ciências tem cerca 50 estudantes matriculados em 3.º Ciclos de Estudos.