Faculdade de Ciências da Saúde comemora 25 anos

Sessão comemorativa é o culminar de um conjunto de iniciativas que têm vindo a decorrer na faculdade e conta com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Celebra-se no dia 8 de dezembro, em Sessão Comemorativa, o 25º Aniversário da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI). O evento conta com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, no encerramento da cerimónia.

Na sessão estarão presentes também o primeiro Presidente Eleito da FCS, João Queiroz, e o Coordenador do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Luís Taborda Barata, que recordarão a história da faculdade e apresentarão a investigação que é produzida no seu seio.

Durante a celebração será realizada uma homenagem a personalidades relevantes para a criação e desenvolvimento da faculdade, nomeadamente ao antigo Reitor da UBI, Manuel José dos Santos Silva, à Comissão Instaladora e primeiros órgãos e a colaboradores internos e externos do projeto.

Também aos Presidentes dos Núcleos da FCS, Núcleo de Estudantes de Optometria (NeoUBI), Núcleo de Estudantes de Medicina (MedUBI), Núcleo dos Estudantes de Ciências Farmacêuticas (UBIPharma) e Núcleo de Estudantes de Ciências Biomédicas (BiomedUBI) será dada a palavra, imediatamente antes da Entrega de Diplomas aos Alunos Finalistas da Faculdade.

“Foi há 25 anos que, formalmente, todo o projeto do curso de Medicina e da criação da Faculdade de Ciências da Saúde passou à realidade e se iniciou todo um processo que tem contribuído fortemente para a melhoria da qualidade assistencial, para a atração de recursos humanos e materiais, para o desenvolvimento da investigação e de iniciativas empresariais e que na sua globalidade tem efetivamente contribuído para o desenvolvimento da nossa região”, declara o Presidente da FCS, Miguel Castelo-Branco.

“Ao longo destes 25 anos temos conseguido levar o projeto do desenvolvimento de uma Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde para a frente, consolidando a oferta formativa com os cursos de Ciências Biomédicas e Ciências Farmacêuticas, e dando enquadramento na saúde ao curso pré-existente de Optometria e Ciências da Visão”, continua. “Recentemente, a criação do Centro Académico Clínico das Beiras veio dar mais um contributo à necessidade do reforço da cooperação e de partilha de recursos entre as instituições de Saúde e de Ensino Superior da Saúde para melhorar os cuidados de saúde, a investigação e a interação proveitosa com a comunidade”, conclui o Presidente da FCS.

A Sessão Comemorativa dos 25 anos da FCS é o culminar de um conjunto de Sessões Debate que têm vindo a ser realizadas em função desta celebração e decorre no Anfiteatro das Sessões Solenes, no Polo I da UBI, a partir das 09h30.