FCS-UBI promove edição especial da formação em cirurgia robótica

O curso é dedicado ao tratamento minimamente invasivo da hérnia inguinal, através do Robot DaVinci Xi.

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) recebe o terceiro Curso Robotic Touch, desta vez uma edição especial dedicada ao tratamento minimamente invasivo da hérnia inguinal. A atividade tem lugar na próxima semana, nos dias 9 e 10 de outubro.

Tal como nas ocasiões anteriores, esta formação é uma atividade do CUBI – Centro de Simulação Cirúrgica da UBI, e permite dar a cirurgiões de todo país a oportunidade de experimentarem esta inovadora tecnologia robótica.

Durante quatro dias, o DaVinci estará na FCS-UBI ao dispor de cirurgiões de todo o país, e também dos alunos de Medicina que tenham interesse pela prática cirúrgica, sendo-lhes permitido o contacto e o treino com este robot que está na vanguarda da tecnologia. “Esta será uma oportunidade valiosa de aprendizagem e treino de técnicas cirúrgicas com recurso ao DaVinci”, de acordo com o CUBI.

Desta vez, a formação foca-se no tratamento minimamente invasivo da hérnia inguinal. Trata-se de uma edição especial, composta pelas componentes teórica e prática, em que os participantes poderão simular uma Hernioplastia inguinal, com o DaVinciXi. Cada sessão de treino terá a duração de duas horas com acompanhamento permanente da FCS-UBI e elementos da empresa Excelência Robótica.

A formação conta também com a parceria da First Touch Academy e o especial apoio da Excelência Robótica.