Hospital Faz de Conta dedica às crianças “O Inverno Encantado”

Os corredores da Faculdade de Ciências da Saúde transformam-se num espaço mágico onde as crianças podem trazer os seus bonecos para serem tratados, sem medo da “bata branca”, no Hospital Faz de Conta. Esta edição decorre entre 6 e 11 de novembro.

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) abre portas às crianças da região para a XVI Edição do Hospital Faz de Conta (HFC), uma iniciativa que pretende desmistificar o medo da “bata branca” através da simulação de um ambiente hospitalar onde as crianças são os pais e os bonecos os filhos que necessitam de cuidados médicos.

Sob o tema “O Inverno Encantado”, os corredores da FCS transformam-se num espaço mágico, onde são criadas as diferentes áreas essenciais num hospital real e pelas quais as crianças devem passar com os seus “filhos” doentes: consultórios médicos, imagiologia, bloco operatório, sala de internamento e farmácia.

Dirigido a crianças dos 3 aos 7 anos de idade, a iniciativa acolhe visitas de jardins de infância e escolas primárias da região, prevendo ainda um “Dia Aberto” onde adultos da comunidade local podem trazer as crianças para participar na atividade.

Como nem só crianças têm medo do efeito “bata branca”, a organização expandiu, nos últimos anos, o alcance da iniciativa a pessoas com necessidades especiais, desenvolvendo o “Dia da Inclusão”, durante o qual o HFC recebe os utentes da AFACIDASE – Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela, de Manteigas e a APPACDM da Covilhã.

Com organização do Núcleo de Estudantes de Medicina (MedUBI), o Hospital Faz de Conta, que prevê este ano receber cerca de 600 crianças, conta com a participação de aproximadamente 150 alunos dos cursos de Medicina, Ciências Biomédicas, Optometria, Ciências Farmacêuticas e Psicologia, além de docentes e médicos (pediatra e pedopsiquiatra), que dão formação aos alunos participantes.

Esta iniciativa, inspirada no projeto original da European Medical Students Association (EMSA), desempenha um papel relevante na formação dos estudantes que participam no projeto, onde ganham sensibilidade no contacto com o paciente e desenvolvem capacidades comunicativas e sociais com um público-alvo tão exigente como crianças e pessoas com necessidades especiais.

O Hospital Faz de Conta está aberto para receber as crianças e os seus bonecos no mágico ambiente de “O Inverno Encantado” de 6 a 11 de novembro (segunda-feira a sábado), na Faculdade de Ciências da Saúde.