Investigador distinguido com Prémio de Melhor Artigo em conferência internacional

Daniel Oliveira Silva é elemento da equipa do projeto de investigação Speculum e foi distinguido nos 27.º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2023.

O Prémio de Melhor Artigo/Comunicação dos 27.º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2023 foi atribuído a Daniel Oliveira Silva, investigador do LabCom – Comunicação e Artes, da Universidade da Beira Interior (UBI). O Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da semiótica, estética e teoria do cinema, distinguiu o membro da equipa Speculum, assim como a comunicação, que apresentou no âmbito deste projeto, com o título “Ressujeitando o cinema: Linn da Quebrada e o ato de criação queer em Bixa Travesty”.

O trabalho sobre cinema queer reflete como o audiovisual, com suas estratégias estético-narrativas, pode contribuir para uma proposta antinormativa de gênero e sexualidade. “Partindo da noção de que uma série de filmes contemporâneos tem concretizado esse propósito por meio da encenação de um ato de criação queer (Silva, 2021), este artigo busca identificar esse ato no cinema brasileiro atual, mais especificamente na performance estético-político-corporal da cantora e multiartista Linn da Quebrada no longa Bixa Travesty”, de acordo com o resumo da comunicação.

Daniel Oliveira Silva é doutorando em Media Artes na UBI, com orientação da docente Ana Catarina Pereira. É mestre em cinema pela UBI e formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Em Portugal, colaborou nas equipas de programação dos festivais Porto Femme e CineEco, foi curador convidado do Projeto Short Cutz Covilhã, e atua como tradutor e copywriter para o Curtas Vila do Conde. Foi também assistente de programação do Changing Perspectives International Short Film Festival, durante um período mobilidade no âmbito do Programa Erasmus. No Brasil, colaborou com órgãos de comunicação social como os jornais “Folha de São Paulo” e “O Tempo” e as revistas “SET” e “Teorema”.

Os Encontros Internacionais de Avanca são uma organização anual do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja, com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo Centro, Junta de Freguesia e Paróquia de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.