Investigadora da UBI lança projeto para impulsionar transformações urbanas

A docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, Rita Ochoa, coordena o “Intermittent City”, que tem o apoio da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O Pólo da Universidade da Beira Interior (UBI) do CiAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design coordena o projeto “Intermittent City”, liderado pela investigadora da UBI Rita Ochoa, que será desenvolvido em parceria com o Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

O projeto tem como objetivo explorar processos de transformação urbana desencadeados por usos temporários e práticas de partilha, sistematizando as suas múltiplas facetas e avaliando os seus impactos em novas arquiteturas e formas de viver, planear e gerir o espaço urbano.

“Intermittent City” foi aprovado para financiamento pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia e tem como abordagem a Investigação-Ação e colaboração entre universidade, administração e sociedade civil. Espera-se que fomente mudanças nos paradigmas de planeamento e crie cidades mais adaptáveis, especialmente no contexto pós-crise da Covid-19.

Uma das principais contribuições será a criação de ferramentas práticas para ativar transformações urbanas através de Práticas Intermitentes. Estes são aspetos da máxima importância na organização e funcionamento das cidades modernas e que convém lembrar no contexto do Dia Mundial das Cidades, que se comemora esta terça-feira, dia 31 de outubro.

“O ‘Intermittent City’ é também um exemplo, de entre muitos, demonstrativo do impacto que a investigação realizada na UBI tem na sociedade e em concreto na vida das pessoas”, salienta Sílvia Socorro, Vice-Reitora para a Investigação da UBI.

Sendo um projeto na tipologia de projetos exploratórios, o “Intermittent City” espera impulsionar candidaturas subsequentes a fundos nacionais e internacionais e contribuir para o debate global sobre usos temporários e práticas de partilha na transformação urbana.

Rita Ochoa é docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura e coordenadora do Pólo da UBI do CiAUD.