Investigadores da UBI premiados no XXV Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial

O evento científico teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI.

Vários investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI), integrados no Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE-UBI), arrecadaram prémios no XXV Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial (SLEEE), realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, nos dias 9 e 10 de novembro.

Andreia Ferreira, estudante do Doutoramento em Marketing e Estratégia (UM-UA-UBI), foi agraciada com o Prémio de Investigação WIN – Workshop de Investigadores Nascentes com o trabalho intitulado “Comportamento do Consumidor Perante a Alimentação à Base de Insetos – Um Estudo com Neuromarketing”. O WIN antecedeu o XXV SLEEE, tendo decorrido no dia 8 de novembro.

Já o trabalho “Cultura Empreendedora Internacional: Born Globals vs non-Born Globals”, da autoria de Edgar Nave (doutorado em Gestão pela UBI) e João J. Ferreira (docente do Departamento de Gestão e Economia), arrecadou o Prémio para Melhor Comunicação de Autores Portugueses (ex-aequo com o trabalho “XAI [Explainable Artificial Intelligence] in Neuromarketing/Consumer Neuroscience: An fMRI Study on Brand Perception”, de João Paulo Marques dos Santos e José Diogo Marques dos Santos).

O Prémio Jovem Investigador “Cátedra Luis de Camoens” Universidade Carlos III de Madrid – Banco Santander Fundación Ramón de Areces foi atribuído ao trabalho “Análisis Clúster Basado en Motivaciones. Una Aplicación al Contexto de los Eventos Religiosos desde el Enfoque del Turismo”, da autoria, entre outros, de Ricardo Gouveia Rodrigues (docente do Departamento de Gestão e Economia).

O XXV Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, subordinado ao tema “25 Anos de Investigação em Economia Empresarial: Quais as Tendências para os Próximos 25?”, promovido no âmbito do Círculo Ibérico de Economia Empresarial (CIBECEM), foi organizado pelo Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior e pelo NECE-UBI. Cerca de 100 académicos e profissionais das áreas da gestão e da economia da empresa de vinte e quatro instituições de ensino superior encontraram-se na UBI, para contribuir, uma vez mais, para a consolidação das relações interuniversitárias e económico-empresariais nos territórios fronteiriços.

O vigésimo sexto SLEEE será organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2024.