Laboratório de investigação e criação partilhada em cinema e outras imagens em movimento

Iniciativa é desenvolvida por investigadora de unidade de investigação da Faculdade de Artes e Letras da UBI.

O Laboratório de Investigação em Artes e Criação Partilhada é uma das ações do projeto de Renata Ferraz, investigadora LabCom (Faculdade de Artes e Letras da UBI), contemplado pelo Prémio de Emprego Científico Individual da FCT. O objetivo é criar espaços de diálogo entre artistas-investigadores de diferentes universidades de Portugal e de outros países em torno da investigação em Cinema e Outras Imagens em Movimento.

A iniciativa arranca esta quinta-feira, 15 de junho, e decorre até ao próximo dia 3 de agosto, sempre às quintas-feiras, das 17h às 18h30. Pode ser acompanhada presencialmente na sala 2.5 C da FAL – UBI e online (para pessoas de outras regiões de Portugal e outros países), sendo realizada em português.

O laboratório será um espaço para discussão e produção de trabalhos artísticos e textos científicos das pessoas que dele fizerem parte. Além de servir como uma rede de acompanhamento dos projetos individuais, este será um espaço de projetos coletivos em torno da ideia de criação partilhada. Esta tem um caráter transdisciplinar e está associada a uma prática que desafia as dinâmicas de poder, ao dar prioridade à inclusão e à diversidade de pensamento e dos seus respetivos processos criativos. Sem estar fechado nele próprio, o laboratório disponibilizará as produções para a comunidade, facilitando a comunicação de processos e resultados, além de desenhar projetos em conjunto com ela.

Investigadora, cineasta e atriz, Renata Ferraz é doutorada em Artes (Performativas e da Imagem em Movimento) pela Universidade de Lisboa. É mestre em Arte Multimédia – Audiovisual (FBAUL) e licenciada em Artes do Espetáculo (Instituto de Artes – UNESP). Ao considerar teoria e prática como vertentes equivalentes nos processos de criação-investigação, faz filmes e investiga nas áreas de criação partilhada em Cinema e Multimédia. Atualmente é investigadora integrada do Labcom – Comunicação e Artes  e colaboradora do CIEBA – Centro de Investigação em Belas Artes, (Universidade de Lisboa). Enquanto desenvolve o argumento de seu próximo filme, segue a trajetória de sua primeira longa-metragem, Rua dos Anjos (Rising Sun Blues), premiado em Ann Arbor Film Festival, Queer Porto e indicado para o Youth Award em Sheffield DocFest.

Mais informações: renata.ferraz@labcom.ubi.pt