Lançamento do Consórcio EPIC – Inovação Pedagógica e Excelência em Cocriação e das suas primeiras Jornadas

Novo Centro de Excelência Pedagógica é lançado esta quarta-feira, dia 19 de junho. Amanhã, começam as primeiras Jornadas EPIC.

As universidades de Aveiro, Beira Interior e Minho, juntamente com os Institutos Politécnicos do Cávado e Ave, Leiria e Viana do Castelo, uniram forças para criar o consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação. Este consórcio constitui-se na sequência da publicitação do Programa “Impulso mais digital” no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, na sub-medida “Criação de Centros de Excelência de inovação pedagógica”, centrada na promoção da inovação pedagógica, com forte componente digital, e procura consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior.

O consórcio EPIC é apresentado online esta quarta-feira, dia 19 de junho, às 14h00, contando com a participação dos responsáveis das seis instituições parceiras e a apresentação do projeto pela Universidade do Minho enquanto instituição coordenadora. A apresentação terá transmissão em direto no canal EPIC do YouTube. Convidamos as comunidades das seis instituições a juntarem-se a este lançamento e a conhecerem melhor o projeto deste consórcio.

O consórcio EPIC propõe-se promover interinstitucionalmente a excelência no desenvolvimento e inovação pedagógica de todos os docentes nas seis instituições. Desenvolve-se a partir de instituições comprometidas com a qualidade da experiência pedagógica dos seus estudantes, que nos últimos anos, têm tido casos de sucesso de colaboração interinstitucional. Representa uma comunidade de 72.000 estudantes e 6.000 docentes das regiões Norte e Centro de Portugal e potenciará as dinâmicas de inovação pedagógica de cada instituição, bem como a criação de novos percursos formativos interinstitucionais. Um dos principais objetivos é reforçar ações de cocriação com docentes e estudantes, visando a melhoria contínua da experiência de ensino e aprendizagem.

Com o lema “Formação para a Transformação”, o EPIC valoriza a reflexão e a inovação de cada docente, promove o acompanhamento por facilitadores e incentiva a partilha de resultados em comunidades de prática. Levando em consideração a diversidade e especificidades de cada instituição, o consórcio EPIC tem três objetivos principais:

1. Desenvolver percursos de formação pedagógica de excelência, que impactem positivamente as experiências dos estudantes nas suas unidades curriculares, com uma forte componente digital e especial atenção às áreas de Ciências Sociais, Humanas e Artes;

2. Consolidar uma plataforma online com materiais e recursos destinados a envolver e requalificar esta comunidade, promovendo um ambiente de aprendizagem contínua;

3. Produzir e testar um referencial para a profissionalização pedagógica dos docentes, criando condições de transparência e de fiabilidade para o reconhecimento e avaliação da sua componente pedagógica.

O EPIC marcará o início de uma nova era na educação superior em Portugal no que concerne ao desenvolvimento e a inovação pedagógica.

I Jornadas EPIC com formações em inovação pedagógica

As I Jornadas EPIC realizam-se online de 20 a 28 de junho e visam o desenvolvimento pedagógico dos docentes do ensino superior. Ao longo destes dias estão previstas formações de curta duração, promovidas pelas seis instituições parceiras, e enquadradas em temas como a transformação digital na academia, a inclusão e a acessibilidade de todos os estudantes, o fomento do sucesso académico e a cocriação de experiências educativas em comunidade.

MOOCs abertos às comunidades EPIC
Aproveitando o trabalho dos últimos anos do Instituto Politécnico de Leiria, e concretizando o espírito de colaboração inerente ao EPIC, estão disponíveis um conjunto de MOOCs. Os interessados podem encontrá-los em https://epic.ua.pt/pt-pt/mooc.