Licenciatura em Ciências Biomédicas acreditada por 6 anos

A A3ES acreditou o curso pelo período máximo, destacando a qualificação do corpo docente, a formação multidisciplinar, a crescente procura pelo Ciclo de Estudos e aumento das notas de acesso.

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior acreditou, pelo período de seis anos, o 1.º Ciclo em Ciências Biomédicas da Universidade da Beira Interior (UBI). O curso, da oferta formativa da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS-UBI), resulta da colaboração entre os departamentos de Ciências Médicas, Química, Física e Engenharia Eletromecânica.

Nos anos avaliados pela CAE (entre 2019 e 2021), a formação, com 60 vagas disponíveis, teve, 329, 422 e 523 candidatos, com nota mínima de acesso de 131,9, 145,9 e 158,4, respetivamente. Os números, que demonstram um aumento muito expressivo quer na procura, quer na classificação de ingresso ao curso, são sinónimo do interesse crescente dos alunos no Ciclo de Estudos (CE), de acordo com a Comissão de Avaliação Externa (CAE).

O corpo docente, referido no relatório como altamente qualificado, é constituído por 98% de doutorados que publica, de forma regular, em revistas internacionais indexadas. Integrados em centros de investigação, a comissão de avaliação considera que “os docentes têm assegurado um nível forte e consistente de produção científica, nas mais variadas temáticas, com atividades integradas em projetos de investigação nacionais e internacionais, redes de investigação e redes clínicas, e parecerias com diferentes entidades, incluindo instituições de saúde, centros clínicos e empresas”.

A aproximação dos alunos ao contexto real empresarial e clínico é também uma preocupação da UBI, que incluiu no final do Ciclo de Estudos um projeto de investigação ou estágio em áreas de interesse das ciências biomédicas. As infraestruturas de apoio, como o Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), o Centro Académico Clínico das Beiras (CACB) e o Centro de Coordenação de Investigação Clínica das Beiras (C2ICB), complementam esta estratégia, que merece o aplauso da CAE.

A licenciatura em Ciências Biomédicas da UBI prepara os alunos para a compreensão e resolução de questões atuais no âmbito da Saúde, podendo desenvolver atividade profissional em Laboratórios, Centros e Institutos de Investigação e Desenvolvimento, Empresas de Instrumentação Médica, Empresas Farmacêuticas, Empresas de Biotecnologia, Centros Médicos e Hospitalares, Universidades e outras instituições de ensino.

A 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, com Ciências Biomédicas disponível para os candidatos, encontra-se aberta até 7 de agosto (segunda-feira), ficando a 2.ª fase disponível de 28 de agosto a 5 de setembro e a 3.ª de 22 a 25 de setembro. O acesso à licenciatura em Ciências Biomédicas pode ser realizado com uma das seguintes provas: 02 Biologia e Geologia, 07 Física e Química ou 16 Matemática.