Mestrado em Cinema com acreditação máxima

Curso é ministrado na Faculdade de Artes e Letras da UBI
O curso foi validado por seis anos, pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

O Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu acreditação por seis anos, o período máximo previsto por lei, depois de analisadas as condições de funcionamento desta formação.

O 2.º Ciclo que integra a oferta formativa da Faculdade de Artes e Letras (FAL-UBI) apresenta um grande nível de maturidade, fruto do seu funcionamento há cerca de 20 anos, que é destacado pelos avaliadores externos da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Ao longo dos anos, a UBI afirmou-se como uma instituição de referência na formação em Cinema, mantendo os únicos cursos de Licenciatura e Mestrado da área, no Ensino Superior público. A experiência acumulada e a qualidade de base destas formações têm grande aceitação de estudantes nacionais e internacionais.

“A procura do Ciclo de Estudos é elevada e consistente, sendo, em regra, duas vezes superior às vagas disponíveis”, refere o relatório da Comissão de Avaliação Externa (CAE).

O sucesso na procura mantém-se no que respeita aos resultados escolares e à empregabilidade dos diplomados, de acordo com a CAE: “O ciclo de estudos apresenta um grau bastante satisfatório de sucesso escolar” e a taxa de empregabilidade “é igualmente muito elevada”, com valores “consistentes e em consonância com as taxas de empregabilidade dos diplomados do 1.º Ciclo de Estudos, o que dá conta da boa aceitação dos diplomados da UBI nesta área”.

A proficiência científica e dinamismo da equipa docente é também elogiada pela Comissão, que destaca o “seguimento de linhas de investigação coerentes e com interesse para o desenvolvimento do ciclo de estudos”, a que se junta “a atividade interessante e produtiva, no que diz respeito ao entrosamento com projetos regionais com impacto na comunidade, especialmente no que respeita à programação de cinema”.

O Ciclo de Estudos beneficia das boas relações dos docentes com organizações e iniciativas internacionais, principalmente por via da sua integração em projetos espanhóis e brasileiros, tais como grupos de trabalho.

Inserido no Departamento de Artes da FAL-UBI, os alunos do Mestrado em Cinema têm a vantagem de estar incluídos num contexto de interação científica com outros cursos, havendo “uma clara motivação para a abertura, em parte bastante positiva, do curso de mestrado em cinema para a criação de sinergias e interações com outros cursos do departamento de artes da UBI (Doutoramento em Media Artes, Mestrado em Design Multimédia, especialmente em torno da Animação Digital)”, refere a CAE.

O 2.º Ciclo em Cinema tem como objetivos gerais proporcionar uma formação curricular – tanto em áreas ligadas à teoria, à história e à estética do cinema como em áreas de cariz mais prático, tal como a escrita de guiões, a realização, a imagem, o som ou a montagem – o que permite ao estudante definir, através de Unidades Curriculares optativas, o seu próprio percurso, de acordo com uma consciência crítica, criativa e reflexiva.

Tem como saídas profissionais realização, guionismo, pré-produção, produção e pós-produção de filmes, integração em produtoras nacionais e internacionais, programação de cinema, crítica de Cinema e investigação.

As candidaturas a este curso são abertas até 8 de setembro.