Mestrado em Design Industrial acreditado por seis anos

O curso de 2.º Ciclo é elogiado pela sua ligação ao tecido empresarial e empenho de docentes e alunos.

O curso de Mestrado em Design Industrial da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu, por parte da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, a aprovação pelo período máximo, que corresponde a seis anos.

No seu relatório, a Comissão de Avaliação Externa (CAE) destaca a proatividade do ciclo de estudos na ligação com o meio envolvente, nomeadamente através de colaborações e parcerias com empresas e proximidade ao tecido empresarial na transferência e aplicabilidade dos conhecimentos gerados no curso.

Outro dos pontos positivos é a participação dos docentes em eventos de caráter científico e publicações correlacionadas e a participação de docentes e discentes na organização de exposições para a divulgação de projetos.

As principais saídas profissionais dos diplomados são a integração em contexto de empresa/indústria de vários sectores, designadamente de embalagens, cerâmica, indústria vidreira, eletrodomésticos, mobiliário, equipamento urbano, exposições, transportes, saúde e moldes, entre outros. Destaca-se ainda a possível integração em gabinetes de design, empresas de consultadoria e assessoria técnica, instituições de ensino e de investigação, editoras ou ainda a saída profissional em regime freelancer.

O Mestrado em Design Industrial centra-se fundamentalmente numa abordagem que considera o território, o lugar e as pessoas.

As linhas orientadoras do curso de 2.º Ciclo que integra o Departamento de Artes incluem a introdução de complexidade crescente nos desafios propostos, em resposta a programas funcionais e simbólicos, incorporando no projeto exigências ergonómicas e condicionantes decorrentes dos processos de fabrico; o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e variados na sua escala de abordagem em parceria com o tecido empresarial, industrial e de diversas entidades; promoção da visão do design enquanto instrumento de desenvolvimento sustentável do território, de competitividade e inovação; e aquisição de competências ao nível da investigação científica/disseminação junto à comunidade e aprofundamento de metodologias projetuais.

É possível consultar trabalhos representativos das diferentes unidades curriculares nesta página.

A 1.ª Fase de candidaturas a este e aos restantes mestrados da UBI estão abertas até 16 de junho.

2.º Ciclo em Design Industrial