Projeto europeu EINSTUDIO faz avaliação da primeira fase

A UBI recebeu a reunião do projeto que envolve ainda as universidades de Universidade de Gazi (GU) e Universidade de Alicante (UA) e visa a criação de uma plataforma digital dedicada a estudantes da área de design industrial.

Os parceiros do projeto europeu “EINSTUDIO – European Interactive Industrial Design Studio” estiveram reunidos num encontro que decorreu na Universidade da Beira Interior.

A ordem de trabalhos da quarta reunião transnacional foi preenchida com a avaliação final da primeira fase de implementação do VID Studio, em regime híbrido (as equipas envolviam estudantes das licenciaturas em Design Industrial das três universidades, que interagiam online e localmente), com a apresentação dos trabalhos efetuados pelas equipas de estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), Universidade de Gazi (GU), da Turquia, e Universidade de Alicante (UA), de Espanha.

Por parte da UBI, participaram docentes das faculdades de Artes e Letras (Joana Casteleiro, Júlio Londrim, Ana Margarida Ferreira e Fábio Pereira) e de Engenharia (Pedro Inácio) e do Gabinete de Inovação e Desenvolvimento (Ana Nave).

Os projetos apresentados são fruto do trabalho desenvolvido durante 15 semanas nas Unidades Curriculares de “Product Design II” (UBI e U. Gazi) e “Mechanic Robotics” (U. Alicante), através da plataforma de aprendizagem EINSTUDIO VID Estúdio, e que contou com o acompanhamento e apoio de 11 instrutores das três universidades. As 11 equipas internacionais foram constituídas por três alunos da UBI, três estudantes da Universidade de Gazi e um aluno da Universidade de Alicante.

De modo simultâneo, decorreu em Portugal, Espanha e Turquia a exposição de protótipos, maquetes e painéis síntese dos projetos desenvolvidos pelos estudantes.

Na reunião, que teve lugar nos dias 1 e 2 de junho, procedeu-se também à definição da segunda fase de implementação do programa.

projeto “EINSTUDIO – European Interactive Industrial Design Studio” é financiado pelo programa Erasmus+, KA2 – Cooperation for Partnerships for adult education, (2021-1-TR01-KA220-HED-000030439).