Salas de computação financiadas pelo PRR entram em funcionamento

Os novos espaços vão permitir a melhoria do processo de aprendizagem, através da introdução de métodos inovadores de ensino.

Os novos computadores destinados ao reforço da capacidade das salas de computação nas faculdades de Engenharia e Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) já se encontram instalados, em cinco espaços dedicados à prática letiva.

O investimento em novas salas de computação junta-se a um conjunto alargado de aquisições que têm vindo a ser realizadas ao longo dos últimos meses e que estão em pleno funcionamento nos vários espaços da academia. Neste plano, destaca-se a introdução dos novos ecrãs interativos, que têm possibilitado a introdução de práticas pedagógicas inovadoras, assim como para o reforço da rede sem fios no campus universitário.

Com a disponibilização dos novos equipamentos, a UBI garante a existência das condições necessárias para a implementação bem-sucedida de novos cursos nas áreas STEAM, de que são exemplo os recém-criados cursos de licenciatura em Engenharia Mecânica Computacional e de Inteligência Artificial e Ciência de Dados, assim como para a consolidação dos restantes cursos que se encontram em funcionamento na instituição. No próximo ano letivo, está previsto o arranque da nova licenciatura em Computação Criativa e Realidade Virtual, juntando-se a mais de duas dezenas de cursos de licenciatura oferecidos atualmente.

Deste modo, a UBI tem dado vários passos no caminho da digitalização, garantindo a introdução de técnicas inovadoras nos seus processos letivos, com claros benefícios associados, contando com o apoio do projeto UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia. Até ao momento, foram já investidos cerca de três milhões de euros na implementação dos dois programas em curso – UBImpulso Adultos e UBImpulso Jovens STEAM –, que conta com um orçamento global próximo dos cinco milhões de euros.