UBI abre candidaturas para o Ano Zero

O programa permite a alunos que não tenham reunido condições para ingressar no Ensino Superior o contacto com a academia e a preparação para alguns exames nacionais de acesso.

A Universidade da Beira Interior (UBI) abriu no dia 1 de agosto as candidaturas para o Ano Zero 2023/2024, dirigido aos alunos que não têm possibilidade de aceder ao Ensino Superior este ano. Podem evitar um ano de paragem nos estudos, preparando-se para os exames nacionais e frequentando Unidades Curriculares, que podem ser creditadas no futuro, quando chegarem ao Ensino Superior.

Dirige-se a alunos titulares do 12.º ano ou equivalente que não tenham reunido condições para ingressar este ano numa universidade ou politécnico, ou que, tendo frequentado o 12.º ano, não tenham obtido aprovação até duas disciplinas. As candidaturas também estão abertas para estudantes estrangeiros.

O Ano Zero | High-School Elevator Program tem como objetivo proporcionar aos alunos a hipótese de frequentarem uma das licenciaturas ou mestrados integrados disponíveis, naquele que seria um ano de interrupção de estudos. Têm possibilidade de inscrição até um limite máximo de 30 unidades de crédito (ECTS), de Unidades Curriculares (UC’s) às quais poderão pedir equivalência, se tiverem aprovação e forem colocados, no ano letivo seguinte, no curso que frequentaram.

O Ano Zero | High-School Elevator Program inclui ainda quatro UC’s desenvolvidas especificamente em prol da preparação para os exames nacionais (Matemática 12.º ano, Fisico-Química 10.º e 11.º ano, Português 12.º ano e Biologia e Geologia 11.º ano). Os alunos poderão assim obter apoio nas disciplinas necessárias para os exames que se constituam como Provas de Ingresso para concorrerem ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

As candidaturas ao Ano Zero 2023/2024 na UBI estão disponíveis online de 1 de agosto a 22 de setembro e o início das aulas está agendado para dia 2 de outubro (segunda-feira).

Ano Zero