UBI cria bolsas para apoio à integração e sucesso académico dos novos alunos

Os apoios para a Integração e tutorias têm candidaturas abertas e destinam-se aos alunos de todos os níveis de ensino.

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a promover duas novas bolsas – de Integração e de Tutoria –, como parte do Projeto UBI Learning HUB II. Estes programas têm candidaturas abertas até 14 de junho e visam promover o acolhimento, a integração e o apoio pedagógico a estudantes recém-chegados à academia.

As Bolsas para a Integração destinam-se a estudantes inscritos em Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado ou Doutoramento, oferecendo um valor de 650€, pagos numa única prestação. O objetivo principal é desenvolver atividades que facilitem a integração dos novos estudantes na UBI, como jogos, caminhadas e atividades de team building, que deverão ser aplicadas até ao final do 1.º Semestre do ano letivo 2024/2025.

As Bolsas para a Tutoria estão também disponíveis a estudantes de Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado ou Doutoramento, com um valor de 1.000€, pagos em duas prestações. Estes bolseiros irão proporcionar apoio pedagógico a estudantes matriculados pela primeira vez na UBI (1.º ano) nas áreas/unidades curriculares em que estes tutores se sintam capazes. As atividades deverão ser desenvolvidas até ao final do ano letivo 2024/2025.

Os estudantes podem candidatar-se cumulativamente às Bolsas de Integração e de Tutoria, através do preenchimento de um formulário online (Integração / Tutoria).

Estas novas bolsas refletem a estratégia da UBI de criar um ambiente positivo para os novos alunos, contribuindo para uma comunidade académica mais coesa, ao mesmo tempo que propicia níveis elevados de sucesso académico.

Projeto UBI Learning HUB II, que teve início este mês, destaca-se pelo foco na inclusão e no apoio contínuo aos estudantes, garantindo que todos tenham os recursos e suporte necessários para alcançar sucesso academicamente e evitar o abandono do Ensino Superior.