UBI incentiva candidaturas em 1.ª opção nos cursos STEAM

As Bolsas de Incentivo UBI STEAM estreiam-se este ano para alunos colocados em 1.ª opção nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes ou matemática.

A Universidade da Beira Interior (UBI) tenciona oferecer um novo tipo de bolsa aos alunos que ingressem na instituição, já no próximo ano letivo. Criadas a pensar nos estudantes que se candidatem aos cursos do programa PRR UBImpulso Jovens STEAM, as Bolsas de Incentivo UBI STEAM destinam-se a quem ingressar em licenciaturas ou mestrados integrados nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes ou matemática (STEAM), em 1.ª opção no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Através das Bolsas de Incentivo UBI STEAM, a UBI pretende apoiar 230 novos estudantes que tenham ingressado num dos 27 cursos abrangidos pelo programa UBImpulso Jovens STEAM, num investimento estimado superior a 110 mil euros, financiado através do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. A este valor, soma-se o montante das restantes bolsas previstas no âmbito do projeto, sendo que a UBI prevê distribuir mais de 400 bolsas a estudantes que frequentem os 1.º ciclos e mestrados integrados nas áreas STEAM oferecidos pela instituição.

A Bolsa de Incentivo UBI STEAM é a primeira bolsa para alunos que se candidatem à UBI em 1.ª opção e junta-se às diferentes tipologias de bolsas já existentes, no âmbito do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência: Bolsa UBI Bright Star (para alunos que tenham um incremento das suas notas em cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado incluídos no programa UBImpulso Jovens STEAM); a Bolsa UBI Públicos Específicos (para apoiar voluntários de emergência e para promover a igualdade de género nos ciclos de estudo STEAM incluídos no projeto, apoiando estudantes do sexo minoritário em cursos onde o sexo sub-representado corresponda a menos de 25% dos estudantes inscritos); a Bolsa Jovem Impulso (para apoiar a realização de estágios por parte dos alunos do Departamento de Engenharia Eletromecânica); a Bolsa UBI Qualifica (dirigida a alunos provenientes da Escola Profissional de Artes da Covilhã); e a Bolsa UBI Young Bright Star (para apoiar alunos das escolas secundárias parceiras do projeto UBImpulso, com inscrição comprovada no 10.º ano numa área STEAM, que tenham apresentado avaliações de sucesso incremental entre o 8.º e o 9.º ano).

A nova tipologia de bolsa surge alinhada com a recente aposta da UBI em reforçar a oferta do número de vagas em cursos STEAM. Nesse âmbito, está prevista a abertura, já no próximo ano letivo, de duas novas licenciaturas – Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Engenharia Mecânica Computacional –, assim como a reativação das licenciaturas em Bioengenharia e Química Medicinal. Estas iniciativas surgem com o intuito de acompanhar as necessidades crescentes do mercado de trabalho, dotando os estudantes de ferramentas essenciais num mundo em permanente evolução.

O programa UBImpulso Jovens STEAM é um projeto financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência e tem um valor total de investimento de 2,911 milhões de euros.