UBI preparada para as matrículas dos novos estudantes

Seja na modalidade online ou na presencial, a academia organizou-se para que o processo seja simples e fácil. A matrícula/inscrição decorre entre os dias 28 e 30 de agosto.

A Universidade da Beira Interior (UBI) prepara-se para receber da melhor forma os seus novos alunos, que serão colocados através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). Os resultados da 1.ª Fase são divulgados no fim de semana de 26 e 27 de agosto e as matrículas começam logo a 28 (segunda-feira), prolongando-se até 30 (quarta-feira).

Ao longos dos três dias, os estudantes podem fazer a matrícula/inscrição através da plataforma online ou presencialmente na UBI. Em qualquer uma destas opções, a academia disponibiliza informação ou acompanhamento pelas equipas da UBI, para que o processo seja simples e os colocados pelo CNAES possam conhecer tudo o que se relaciona com a vivência na UBI – e na cidade – na qual vão ter a oportunidade de estudar.

Para a matrícula e inscrição são necessários o Cartão do Cidadão, Boletim de Vacinas, uma fotografia tipo passe e os pré-requisitos do Grupo A (apenas para estudantes de Medicina) e/ou do Grupo B (apenas para estudantes de Ciências do Desporto).

Quem optar pela matrícula online, evitando tempos de espera que podem ser mais longos, deve entregar estes documentos nos Serviços Académicos, entre os dias 15 e 30 de outubro, ou enviar pelo correio. Fundamental é pagar a taxa de inscrição de 25€, até às 23h59 do dia 30 de agosto, evitando perder a vaga atribuída.

Todas as informações sobre como aceder à plataforma e que meios de registo usar estão explicados na página Novos Alunos.

Quem optar pela matrícula presencial deve respeitar a distribuição dos cursos por cada dia (ver lista abaixo) e dirigir-se ao Polo I, entre as 9h00 e as 16h00. O percurso dos novos alunos começa na entrada da Parada/Museu de Lanifícios, na Rua Marquês D’Ávila e Bolama.

O trajeto criado inclui o preenchimento de um inquérito e do boletim de matrícula e inscrição, entrega de documentos e pagamento da taxa de inscrição, pedido do Cartão de Estudante, informação sobre bolsas e alojamento nos Serviços de Ação Social e o contacto com elementos da associação académica e núcleos de estudantes, entre outras estruturas e serviços da UBI.

Durante a matrícula/inscrição não é obrigatório o pagamento das propinas. O primeiro pagamento pode ser feito até 31 de outubro.

Durante estes dias, e enquanto os estudantes não tiverem as próprias credenciais, para utilizarem a rede Wi-Fi da UBI, podem recorrer à rede MATRICULAS2324 com a seguinte password: 2324ubimatriculas2324.

Este será o primeiro passo dos colocados deste ano, enquanto “ubianos”, no caminho de um futuro que a academia espera que seja feito de sucessos. O passo seguinte será o início das aulas do 1.º Semestre, no dia 18 de setembro.

28 agosto 2023:

• Arquitetura