UBI promove Jornadas de Comunicação Estratégica

“Comunicação Pública e Política” é o tema do evento que decorre na Faculdade de Artes e Letras.

As Jornadas de Comunicação Estratégica decorrem, no próximo dia 3 de maio, das 9h15 às 18h30, no Auditório I da Parada, na Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI). Sob o tema da “Comunicação Pública e Política”, o evento pretende ser um fórum de excelência sobre a importância da comunicação na mobilização dos cidadãos em questões de interesse coletivo. O programa do evento conta com duas conferências e cinco painéis, nos quais participam oradores académicos e profissionais de diversos países.

Ao início da manhã, “Conselho de Comunicação” é o título da conferência de abertura a ser proferida por Luís Paixão Martins, consultor de comunicação e fundador do NewsMuseum. O painel “Relações Públicas no Contexto Governamental” conta com Vasco Ribeiro, professor da Universidade do Porto e chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto, e Paloma Piqueiras, professora da Universidade Complutense de Madrid. Felisbela Lopes, professora da Universidade do Minho, Daniela Santiago, jornalista e editora da RTP, e Paulo Magalhães, editor-chefe da CNN Portugal, são os oradores do painel “Comunicação como Política Pública”.

A tarde inicia-se com o painel “Relações com os Media e Assessoria de Imprensa”, cujos oradores são Marta Miranda, assessora de imprensa do Ministério da Coesão Territorial, e Samuel Mateus, professor da Universidade da Madeira. “Media Training e Preparação de Porta-vozes” estará em debate no painel que reúne os oradores Sara Batalha, CEO da MTW Portugal, José Gabriel Quaresma, pivot da CNN Portugal e media coach, e Aurélie De Waele, professora da Universidade de Ghent. Gisela Gonçalves, professora da Universidade da Beira Interior, e Mateus Noronha, investigador no Observatório de Comunicação Pública Intermunicipal, abordam os “Desafios da Comunicação Pública Intermunicipal” no quinto e último painel. Intitulada “Comunicação Interministerial”, a conferência de encerramento está a cargo de João Cepeda, diretor de comunicação do XXIII Governo de Portugal.

As Jornadas de Comunicação Estratégica são um evento promovido pelo LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da Universidade da Beira Interior, com o apoio do GT de Jovens Investigadores da Sopcom e da Câmara Municipal da Covilhã. O evento é dirigido a professores/as, investigadores/as e estudantes de Ciências da Comunicação e de Ciência Política, mas também a profissionais da comunicação, jornalistas, e assessores/as de comunicação e de imprensa.

A participação nas Jornadas de Comunicação Estratégica é gratuita, sendo que as inscrições são obrigatórias e devem ser realizadas até esta terça-feira, 26 de abril.