UBI recebe congresso internacional sobre recuperação, manutenção e reabilitação de edifícios

A UBI organiza em conjunto com universidade brasileira o CIRMARE 2023 – VI Congresso Internacional na “Recuperação, Manutenção e Reabilitação de Edifícios”. O evento acontece em dezembro.

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro organizam na cidade da Covilhã o CIRMARE 2023 – VI Congresso Internacional na “Recuperação, Manutenção e Reabilitação de Edifícios”. O evento acontece entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2023.

Com o tema geral “Resiliência e Adaptação de Edifícios e Cidades para as Mudanças Climáticas”, o CIRMARE 2023 tem como objetivo contribuir para o conhecimento e promoção de práticas na Reabilitação que impulsionem a resiliência e adaptação dos edifícios e cidades e identifiquem novas soluções para atender as necessidades futuras de uma sociedade contemporânea que se pretende mais sustentável nos seus princípios e na sua ação. Assim, este congresso internacional promoverá uma oportunidade ideal para a troca de informações entre profissionais e investigadores que atuam na área de recuperação, manutenção e reabilitação dos bens edificados e das cidades.

Várias entidades manifestaram até ao momento o seu apoio institucional à realização do evento, sendo de destacar a Câmara Municipal da Covilhã, a Ordem dos Engenheiros, o CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Brasil, a Ordem dos Arquitetos, o IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a ICOMOS Portugal e a Ordem dos Engenheiros Técnicos, entre outros.

O evento surge na sequência do sucesso alcançado pelos cinco anteriores congressos internacionais, que se constituíram como eventos de referência no âmbito ibero-americano e que se pretende agora alargar e consolidar no seu âmbito internacional, sendo línguas de trabalho do congresso o Português, o Espanhol e o Inglês.

CIRMARE 2023