UBI recebe parceiros da Aliança UNITA

A 2.ª edição dos UNITA Days permitiu aos estudantes da UBI conhecer as oportunidades criadas pelo consórcio.

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu os parceiros europeus da UNITA – Universitas Montium, no âmbito da 2.ª edição dos UNITA Days. A atividade destinou-se a apresentar junto da comunidade académica as oportunidades e iniciativas desta aliança de universidades europeias.

Durante dois dias – 16 e 17 de outubro – teve lugar uma abordagem de proximidade junto dos estudantes da UBI por parte de representantes das universidades parceiras da UNITA. Foram feitas apresentações de cada uma das instituições, em diversas salas de aula, para que, desta forma, os alunos da Covilhã pudessem conhecer a realidade de outras instituições do consórcio. Estiveram presentes as universidades de Saragoça (Espanha), de Pau e de Chambéry (França) e ainda de Timisoara (Roménia). O principal objetivo da iniciativa foi o de desafiar os estudantes a frequentar os diferentes tipos de mobilidade que a UNITA oferece.

Os participantes dos UNITA Days estiveram ainda numa aula de “Português – primeiros passos”, de forma a fomentar um dos pilares desta Aliança, o da intercompreensão.

A UNITA – Universitas Montium é um consórcio financiado pela Comissão Europeia, do qual a UBI faz parte desde a sua fundação, em novembro de 2020. Conta hoje com 10 instituições de ensino superior (IES) de cinco países e duas universidades associadas (uma helvética e uma ucraniana), num universo que abrange mais de 250 mil alunos.

Estas IES parceiras têm em comum a sua localização em zonas rurais ou montanhosas, situarem-se em regiões transfronteiriças e o interesse em três áreas temáticas: economia circular, energias renováveis e herança cultural.

A UNITA é também a única aliança, de entre as 50 existentes na Europa, em que todas as parceiras se encontram sediadas em países cuja língua oficial é de origem românica.