“Cuspir o Coração” – Última Iteração

Fotografia promocional de uma das iterações anteriores de “Cuspir o Coração”, autoria de TeatrUBI.
A peça de teatro “Cuspir o Coração” da Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA) e do Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior (TeatrUBI) foi encenada pela última vez no passado dia 9 de março no Anfiteatro do Polo I da Universidade da Beira Interior, no âmbito do 28º Ciclo de Teatro Universitário que decorre entre os dias 7 e 16 de março.

Rui Pires, diretor do TeatrUBI e criador da peça, diz-nos que “Cuspir o Coração” é sobre “relações humanas ligadas ao universo feminino” e que “tenta mostrar as várias mulheres da sociedade e desconstruir o patriarcado e os seus vários estereótipos.”.

Explica ainda que a peça foi criada através do consumo de vários produtos mediáticos, como filmes e livros, sendo o resultado de uma discussão sobre o papel da mulher na nossa sociedade e de como esta é representada e idealizada.

Sublinha que esta é uma peça de teatro pós-dramático, subtilmente repartida em várias histórias, que visa dar aos seus espectadores pistas e sinais para estes interpretarem à sua maneira consoante os seus conhecimentos e experiências com o Mundo, tendo o objetivo principal de não só fazer os seus espectadores refletirem, mas também de perpetuar o espetáculo nas suas memórias.

Frisa ainda que para os cinco alunos que atuaram, o importante não é o resultado final, mas o percurso ao longo de 60 dias de ensaios que culmina na encenação da peça de teatro.

Rita Andrade, aluna de Ciências Farmacêuticas da UBI que atuou em “Cuspir o Coração”, acrescenta que “para mim [a peça] é um conjunto de emoções e reflexões sobre o papel do ser humano na sociedade, com maior foco na mulher. Todos os movimentos, danças e o próprio visual incidem nessas questões” e que interpreta “uma mulher moderna que não consegue ser um ser humano com os mesmos direitos e deveres” através de “movimentos de libertação e revolta”, mas que “sou um ser humano delicado e frágil. Preciso que a sociedade me acolha, tal como eu acolho a sociedade”. Destaca ainda a importância da peça para “tentar transmitir uma mensagem que transporta alguma emoção. Transmitir algo a um público ativo.”.

“Cuspir o Coração” é uma coprodução original entre a ASTA e o TeatrUBI inserida no 28º Ciclo de Teatro Universitário. Segundo o TeatrUBI, esta é a quarta iteração da peça, tendo sido realizada duas vezes na Covilhã, uma em Ourense e outra em Santiago de Compostela, em Espanha. À sua última encenação assistiram cerca de 40 pessoas.

TeatrUBI é o Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior. Segundo Rui Pires, é um grupo caracterizado por “espetáculos de teatro sem muito texto e com uma grande componente física e visual.”. Celebra os seus 35 anos de existência durante o 28º Ciclo de Teatro Universitário, tendo sido formado a 14 de março de 1989.

A ASTA, ou Associação de Teatro e Outras Artes, é uma estrutura profissional de criação e programação fundada no ano de 2000 que conta com o apoio do Ministério da Cultura da República Portuguesa e da Direção Geral das Artes. A sua identidade está assente numa cultura transdisciplinar, tendo por base o teatro. Entre as atividades de destaque que foi organizando ao longo dos anos encontra-se o Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, em colaboração com o TeatrUBI e a ensinARTE.

O Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior é o festival de teatro universitário mais antigo do país, com o objetivo de promover o teatro, a arte e a cultura no interior de Portugal. O seu 28º ciclo conta com dez espetáculos de dez companhias de teatro, três das quais profissionais. Todos os espetáculos decorrem entre os dias 07 e 16 de março, no Anfiteatro das Sessões Solenes, no Polo I da UBI, às 21h:30m e são de entrada livre, sendo apenas necessário o levantamento de um bilhete junto do secretariado localizado ao pé da entrada do anfiteatro.